Em 2011, o Coritiba, mesmo perdendo o título da Copa do Brasil, manteve praticamente todo o seu elenco durante a temporada. O reflexo disto foi a boa campanha no Campeonato Brasileiro, onde o time disputou até a última rodada uma vaga na Libertadores. Porém, para 2012, muitos nomes, como Jeci, Léo Gago, Leandro Donizete, Davi e Bill foram negociados. Ainda assim, o Coxa se manteve forte, segurou alguns de seus principais atletas, como Emerson, Willian e Rafinha, e faturou o tricampeonato paranaense. Só que, a perda da Copa do Brasil mais uma vez, pode mudar isto.
Com boas atuações, o trio compõe um grupo que vem chamando a atenção de times brasileiros e também do exterior. Ao longo do ano, Emerson foi especulado pelo Internacional e pelo futebol alemão, enquanto Rafinha teve seu nome ligado ao futebol chinês. Já Willian é considerado, atualmente, o jogador mais valorizado do elenco coxa-branca, estipulado em aproximadamente R$ 5,3 milhões.
Sem poder esbanjar e nem fugir do orçamento previsto, se desfazer destes jogadores, e até mesmo de outros, poderia ser uma saída para o clube manter as contas em dia. Além disso, o fato de disputar a Libertadores seria um atrativo para manter a maior parte do elenco e conseguir se reforçar com outras peças de maior expressão. Sem esta opção, caberá ao Alviverde, assim como em 2012, não cometer absurdos e manter a filosofia da diretoria, de não endividar os cofres.