Criar uma relação mais estreita com outros clubes, dar experiência aos atletas pouco usados e buscar possíveis revelações direto na fonte. Esse é o plano de trabalho da diretoria do Coritiba, que deve ganhar um novo “coirmão” oficial nos próximos dias.
Uma parceria está sendo organizada entre o Coxa e o Icasa do Ceará. No final da semana passada, o diretor de futebol do clube de Juazeiro do Norte, Zacarias Silva de Souza, esteve em Curitiba para tratar do projeto de “coirmandade” entre as agremiações.
A princípio, o Icasa terá como reforço o meia Caio, mas a lista pode aumentar. Em contrapartida, no futuro irá apresentar ao Verdão os talentos que surgirem na terra de Padre Cícero, local onde foi revelado o flamenguista Ronaldo Angelin.
De acordo com o diretor de futebol do Icasa, o Coritiba já havia mostrado interesse em alguns de seus atletas durante a Série B. O atacante Assisinho supostamente era um deles. “No entanto, já estavam todos comprometidos. Mas, a partir de agora, se aparecer um talento a prioridade é do Coritiba”, garante Zacarias.
Coirmãos
Além do Icasa, a diretoria do Coritiba já tem relacionamentos estreitos com mais dois clubes. Um deles é o Joinville, de Santa Catarina. O outro é o Botafogo de Ribeirão Preto, que pela segunda vez recebeu reforços alviverdes para a disputa do Paulistão.
“No ano passado, recebemos o Cleiton, que fez um belo Campeonato Paulista. Neste ano vieram o zagueiro Dirceu, o goleiro Wanderson e o atacante Roger”, destaca o diretor de comunicação da Pantera, Rafael Martinez.
No lado coxa-branca, o resultado principal tem sido a experiência conquistada pelos atletas. O resultado faz parte do planejamento do diretor de futebol do Coritiba, Felipe Ximenes.
“Receber talentos de outros clubes é um processo lento e que dificilmente ocorre de imediato. Mas o importante é manter o trabalho, pois nos demais aspectos as ações já vêm sendo muito positivas”, afirma.
Tudo na sexta
O anúncio do “pacotão 2011” do Coritiba vai ocorrer na sexta-feira. É nesta data que a diretoria do Verdão prepara uma coletiva, dizendo quem chega, quem fica e quem dá tchau ao Alto da Glória no próximo ano.
Para a aflição da torcida alviverde, sempre na expectativa de novidades, esse tipo de situações deverá ser rotina até o início do Paranaense 2011. A intenção do clube é fugir de especulações e blindar jogadores de assédio por parte de outras equipes.
Oficialmente, poucos nomes estão garantidos no Verdão. Entre eles, o meia Vinícius, ex-Paraná Clube, e o atacante Wilson Júnior, ex-Bahia. Outra novidade que pode estar na área é o atacante Anderson Aquino, ex-Atlético e ex-Paraná. No entanto, a maior curiosidade da torcida está nas renovações. Nomes como o do volante Léo Gago e do atacante Leonardo podem ser finalmente confirmados.
