Os próximos 12 jogos vão definir o futuro do Coritiba na Série B do Campeonato Brasileiro. Em um ano que os erros foram recorrentes dentro e fora de campo na nova gestão do presidente Samir Namur, o time coxa-branca, para conseguir o acesso à primeira divisão, não pode mais falhar. Dentro ou fora de casa, o Verdão precisa se encontrar na competição nacional para apresentar um futebol mais competitivo e passar a brigar definitivamente na parte de cima da classificação da segunda divisão.
O Coritiba, na verdade, precisa mudar da água para o vinho na Série B. Com 36 pontos, o time coxa-branca precisa somar mais 27 nos próximos 36 que tem para disputar para conseguir retornar à primeira divisão. Ou seja, a equipe comandada pelo técnico Tcheco terá que aumentar o rendimento atual de 46% para nada menos do que 75%. Nem mesmo o Fortaleza, líder isolado da segundona, conseguiu atingir esse aproveitamento.
+ Leia mais: Operário deve fazer final da Série C em Curitiba
Para conseguir o acesso, o Coritiba terá que ser imbatível dentro do Couto Pereira a partir de agora, a começar pelo clássico diante do Londrina, nesta sexta-feira (14), às 19h15, no Couto Pereira. Até o final da segunda divisão, o Verdão fará sete dos 12 jogos que tem pela frente dentro de casa. Conseguir esses 21 pontos será o pontapé inicial para o time de Tcheco conseguir esse objetivo.
“A gente precisa mostrar ao torcedor que eles são importantes nos jogos em casa, porque vamos ter que decidir fora. Se pensarmos em classificação, é fazer o nosso dever de casa e buscar fora. Apesar de serem 33 pontos, fazendo uma conta mais fria, os resultados fora serão necessários”, apontou o treinador alviverde.
+ Confira também: Coxa mantém sina de sofrer gols nos primeiros minutos
Desses sete jogos que fará dentro de casa, o Coritiba fará confrontos diretos contra Avaí, CSA, Guarani, Goiás e Fortaleza. Por isso, a confiança do técnico Tcheco, apesar do momento ruim em campo, continua alta na luta para conseguir o acesso à primeira divisão. “A gente pode ainda buscar por essa classificação. 80% dos nossos jogos vai ser confronto direto. Nós temos que sonhar e acreditar que vai ser possível”, acrescentou Tcheco.
O Coritiba, na verdade, precisa urgente de uma sequência de vitórias. Até agora, conseguiu apenas dois triunfos seguidos na segunda divisão e essa gangorra impede que o Verdão passe a brigar definitivamente pelo acesso à primeira divisão. Por isso, a partir de agora, errar será proibido para o time coxa-branca buscar esse retorno à elite do futebol nacional.
+ Fique por dentro da tabela e da classificação da Série B!
“O campeonato mostra várias variantes. O Fortaleza nos últimos quatro jogos fez apenas um ponto e o G4 já acaba encurtando. Três times, que estavam na zona de rebaixamento, venceram os times do G4. O campeonato tem essa oscilação. Só nos resta essa pontuação para subir. Nós só temos mais uma ou duas chances a perder e vamos nos mobilizar para conquistar isso”, concluiu o treinador alviverde.
Os próximos quatro jogos serão decisivos para o Coritiba. Além do Londrina, no Couto Pereira, o time coxa-branca enfrenta, na sequência, o CRB, que está brigando contra o rebaixamento, fora de casa, antes de voltar ao Alto da Glória para encarar Avaí e Juventude. Somente uma sequência de bons resultados pode fazer o Verdão chegar na reta decisiva da Série B lutando na parte de cima da tabela.
+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do Trio de Ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!