Com a obrigação de vencer para sair da zona do rebaixamento, o Coritiba entrou em campo no gramado do Couto Pereira, na tarde deste domingo (5), para enfrentar o São Paulo.
René Simões montou o time alviverde com três zagueiros e contando na ala-esquerda com o retorno de Douglas Silva, que estava sem jogar há mais de dois meses. Já pelo lado do São Paulo, a novidade era Marlos, que pela primeira vez enfrentava o seu ex-clube.
Além da natural necessidade de buscar a vitória por que jogava em casa, o Coritiba ainda tinha uma motivação extra, pois não vencia a equipe paulista, no Couto Pereira, há 11 anos.
O jogo começou quente, com muitas reclamações e faltas, principalmente em cima de Marlos, que tentava mostrar serviço para os seus ex-companheiros. O árbitro tentava segurar o ímpeto dos jogadores distribuindo cartões amarelos, daí que, com menos de 10 minutos de jogo, o Coritiba já tinha recebido dois cartões amarelos.
Passado o nervosismo inicial, os times colocaram a bola no chão e as oportunidades começaram a surgir. A primeira chance aconteceu aos 15 minutos, com Jorge Wagner, que entrou livre na área alviverde e bateu cruzado. A bola passou perto do gol de Vanderlei.
O Coritiba respondeu aos 17 minutos, com Donizete, que bateu forte de fora da área, após receber passe de Marcelinho Paraíba. Mas se o gol não saiu dessa vez, dois minutos depois a galera fez a festa no Couto Pereira.
A jogada começou com Ariel, que ganhou na raça da zaga são-paulina e tocou para Marcelinho Paraíba. O meia passou para Marcos Aurélio que entrou na área, limpou dois zagueiros e bateu no ângulo, sem chances para o goleiro Denis.
O gol tranquilizou a equipe alviverde que, sob o comando de Marcelinho Paraíba, tocava a bola e fazia o tempo passar. Já o São Paulo buscava o empate na base das bolas alçadas na área, mas esbarrava no goleiro Vanderlei, firme nas saídas de gol.
No intervalo do jogo, o técnico Ricardo Gomes mudou o time do São Paulo sacando Washington para a entrada de Dagoberto. Contudo, mal a partida recomeçou e o Coritiba marcou o segundo gol. Márcio Gabriel invadiu a área e tocou para Ariel. O gringo dominou, girou para cima do zagueiro e bateu forte, no ângulo. Um golaço.
A situação do São Paulo piorou ainda mais quando, aos 11 minutos de jogo, André Santos foi expulso, após um carrinho em Leandro Donizete. Com 2 a 0 no placar e um homem a mais em campo, René Simões sacou Marcos Aurélio para a entrada de Renatinho.
A mudança deu mais movimentação ao Coritiba, que tocava a bola diante de um São Paulo atônito em campo. Nos últimos 15 minutos, o técnico alviverde fez mais duas substituições com as entradas de Rodrigo Crasso e Bruno Batata, para as saídas de Douglas Silva e Ariel Nahuelpán, muito aplaudidos pela torcida.
A vitória de 2 a 0, além de tirar o Coritiba da zona do rebaixamento, quebrou um tabu de 11 anos sem vitórias diante do São Paulo, no Couto Pereira. Na próxima rodada, o Coritiba joga fora de casa, contra o Barueri. Já o São Paulo encara o Flamengo, no Morumbi.