Acabou o sonho do Coritiba na disputa da Copa Sul-Americana. O gol ainda no primeiro tempo marcado por González deu esperanças de que o time poderia ir às semifinais da competição internacional, mas, comandado pelo atacante Borja, autor de três gols, o Atlético Nacional, de virada, venceu o Verdão por 3×1, na noite desta quarta-feira (26), no estádio Atanasio Girardot, em Medellín, e decretou a eliminação alviverde do certame. O Coxa agora concentra suas forças no Brasileirão e, no sábado (29), encara o Botafogo, no Rio de Janeiro.
Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!
Com um time seguro defensivamente, o Coritiba conseguiu controlar o ímpeto do atual campeão da Libertadores no início do jogo. A primeira chance do time colombiano veio somente aos 10 minutos, mas Borja chutou mal e Wilson fez a defesa. Ainda no início da partida, o técnico Paulo César Carpegiani teve que desmontar sua defesa com a saída por lesão do zagueiro Luccas Claro. O meia Thiago Lopes entrou na lateral-direita, Walisson Maia voltou para a zaga e Benítez assumiu a lateral-esquerda.
A partir dos 25 minutos, o Atlético Nacional passou a pressionar mais. O time da casa era sempre perigoso pelos lados do campo e nas investidas com o meia Guerra. Aos 30, Díaz recebeu nas costas de Thiago Lopes e, dentro da área, bateu cruzado, assustando Wilson. Quatro minutos mais tarde, Macnelly Torres cobrou falta e quase acertou o ângulo do goleiro.
A pressão seguiu intensa e, aos 40, surgiu a melhor chance dos donos da casa. Depois da jogada de Borja, Guerra recebeu na área, passou por Juninho e, na cara do gol, chutou por cima. Mas o castigo veio três minutos depois. Em cobrança de falta perfeita, o meia César Gonzalez fez jus ao seu apelido de “Maestrico”, mandou no ângulo de Armani e abriu o placar. Ainda no primeiro tempo, com mais espaços para atacar, o Coxa chegou com perigo com Leandro, que recebeu de Kazim, mas bateu fraco e facilitou a defesa do arqueiro colombiano.
O gol alviverde no final do primeiro tempo fez o Atlético Nacional voltar do intervalo ainda mais ofensivo, indo para o tudo ou nada em busca do empate. A igualdade, então, não demorou para acontecer. O atacante Borja, aos 6, começou a brilhar e, de fora da área, acertou o canto de Wilson.
Assustado em campo, o time coxa-branca não conseguia sair de trás e passou a ser encurralado. Aos 13, Berrío apareceu livre na área e acertou a trave. Um minuto mais tarde, depois da cobrança de escanteio, a defesa alviverde falhou e Borja, de voleio, fez um golaço, decretando a virada em Medellín.
Valente, o Coxa não se abateu e teve que sair um pouco mais. Aos 19, depois da falta cobrada por João Paulo, Walisson Maia quase chegou para marcar. O terceiro gol do time colombiano veio em um erro do árbitro peruano Victor Carrillo, que marcou um toque no braço de Kazim na área, mas a bola bateu no peito do centroavante. Borja cobrou com perfeição e ampliou a vantagem.
A partir daí, o Verdão caiu de rendimento. Juninho até perdeu grande chance logo depois, mas o Atlético Nacional seguiu melhor e perdeu boa chance com Berrio, graças à defesa de Wilson, que não evitou a eliminação na Colômbia.
FICHA TÉCNICA
COPA SUL-AMERICANA
Quartas de final – Jogo da volta
Atlético Nacional 3×1 Coritiba
Atlético Nacional
Armani; Uribe, Aguilar, Henríquez e Díaz; Diego Arías, Guerra (Blanco) e Macnelly Torres; Ibarguen (Mosquera), Berrio e Borja(Rescaldani).
Técnico: Reinaldo Rueda
Coritiba
Wilson; César Benítez, Luccas Claro (Thiago Lopes), Juninho e Walisson Maia; Amaral, César González (Kléber) e Ruy (João Paulo); Iago, Leandro e Kazim.
Técnico: Paulo César Carpegiani
Local: Estádio Atanasio Girardot (Medellín-COL)
Árbitro: Victor Carrilo (PER)
Assistentes: Jonny Bossio (PER) e Cotty Carrera (PER)
Gols: González, 43 do 1º; Borja, 6, 14 e 27 do 2º
Cartões amarelos: Kléber (COR); Ibarguen, Borja (ATL)
Público e renda: Não divulgados