Para cumprir o planejamento traçado para o Campeonato Brasileiro, o Coritiba terá que ter, daqui para frente, aproveitamento digno de campeão. Caso queira chegar aos 66 pontos – considerado o número mágico para quem busca vaga no G4 -, o Coxa vai precisar que seu aproveitamento salte de 45,5% para 75% nas próximas 16 rodadas. Vale ressaltar que o atual líder, o Cruzeiro, tem 74,2% de desempenho. Como a missão alviverde é difícil, o clube já prepara o plano b: vê na Copa Sul-Americana uma alternativa para salvar a temporada e chegar na Libertadores 2014.

continua após a publicidade

Se no início do Campeonato Brasileiro, diretoria, comissão técnica e elenco – motivados pela expressiva campanha – falavam em uma conquista nacional, projetando minimetas, o panorama atual é outro. O objetivo mais tangível para o atual momento é somar mais 16 pontos e se livrar matematicamente de qualquer possibilidade de rebaixamento. O que explica essa nova situação é a guinada que o clube deu na competição. Até a 10.ª rodada, com 5 vitórias e 5 empates, o aproveitamento do Coritiba era de 66,7%. Agora, caiu para 45,5%.

Pior: o apagão alviverde no Brasileiro coincidiu com o crescimento dos concorrentes. Uma comparação é o que ocorreu com o Cruzeiro. Na 10.ª rodada, quando o time mineiro estava dois pontos atrás do Coritiba (20 a 18). Hoje, está 19 pontos na frente. Comedido com a nova realidade do Coxa, o técnico Marquinhos Santos avalia que o importante é somar pontos jogo a jogo, sem pensar a longo prazo. “Nós, diante das adversidades e dentro das necessidades, buscamos sempre pontuar. Esse ponto a mais nos coloca mais próximo do G4 e mais longe do zona de ebaixamento. Essa é a nossa realidade atual’, afirma o treinador.

Por isso a mudança planos, com setores do Coritiba já admitindo que a Copa Sul-Americana tornou-se o melhor caminho para chegar à Libertadores. Terça-feira, a equipe enfrenta o Itagüi, da Colômbia, e o sinal mais claro de que o torneio continental passará a ocupar a atenção do Coxa está na disposição de poupar o meio-campo Alex de mais jogos do Brasileiro. Vale lembrar que somente o campeão da Sul-Americana garante vaga na Libertadores do ano que vem.

continua após a publicidade

Poupado

A comissão técnica optou por poupar Alex da viagem até o Rio de Janeiro, onde sábado o Coritiba enfrenta o Fluminense. A intenção é ter o craque do time em boas condições para o duelo contra o Itagüi, no Couto Pereira. A partida vale pelas oitavas-de-final do torneio. “Na’Sul-Americana, a gente vai com o que tem de melhor. Não é somente o Coritiba, são todas as equipes que passam pela situação que atravessamos. Não tem como você colocar um atleta em quatro, cinco jogos seguidos nessa maratona’, justifica Marquinhos Santos.

continua após a publicidade