A partida deste domingo (8) entre Botafogo e Coritiba era o que se podia chamar de uma decisão. Para o time alviverde, uma vitória espantaria de uma vez por todas o perigo de rebaixamento, além de colocar o time na briga direta por uma vaga na Copa Sul-Americana. O Botafogo, por sua vez, queria a vitória para abrir vantagem sobre os times que estão na rabeira do campeonato.
Ney Franco, que conhece muito bem a equipe do Botafogo, armou o Coritiba no 3-5-2, com Marcelinho Paraíba e Ariel no ataque e Renatinho, substituindo Carlinhos Paraíba no meio-campo.
A partida começou com o Botafogo pressionando e o Coritiba tentando cadenciar o jogo, apostando na dificuldade que o time carioca tem em jogar no Engenhão e na impaciência da torcida.
Contudo, o Botafogo foi melhor em todo o primeiro tempo. Contando com uma boa movimentação de Jobson e Reinaldo no ataque, com Lúcio Flávio alimentando os avantes e com um bom apoio dos laterais, sobretudo Alessandro, o time carioca sufocava o Coritiba.
Após boas defesas de Vanderlei e até um gol anulado, o Botafogo conseguiu furar a defesa do Coritiba, depois de uma boa tabela entre Diego e Renato que bateu rasteiro, forte, no canto de Vanderlei que não pode fazer nada. O gol saiu aos 37 minutos e o primeiro tempo terminou assim.
No intervalo do jogo, Ney Franco mexeu no Coritiba colocando Marcos Aurélio no lugar de Jaílton. A mudança deu maior poder ofensivo ao time alviverde que logo nos primeiros minutos de jogo criou pelo menos duas boas chances para empatar a partida, fazendo mais do que fez durante toda a primeira etapa.
E justamente quando o Coritiba era melhor em campo, veio o segundo gol do Botafogo. Num contra-ataque rápido, Reinaldo avançou com a bola pelo meio e tocou na esquerda para Lúcio Flávio que, impedido, cortou dois zagueiros do Coritiba e bateu cruzado, alto, no ângulo. Vanderlei foi, mas não conseguiu fazer a defesa.
Depois do segundo gol, Ney Franco abriu o time de vez, sacando Angelo para a entrada de Thiago Gentil e depois chamando Márcio Gabriel para o lugar de Pedro Ken.
Mas as mudanças pouco alteraram a dinâmica do jogo e o Coritiba amargou mais uma derrota no Brasileirão. Na próxima rodada, o Coritiba encara o Atlético Mineiro, sábado, no Couto Pereira. Já o Botafogo enfrenta o Barueri fora de casa.