O time do centenário já está montado. Com as contratações do zagueiro Pereira e do atacante Marcos Aurélio, o Coritiba completou o elenco que vai defender o clube em 2009. Ou pelo menos irá dar o pontapé inicial no Paranaense.
Após as apresentações dos últimos reforços, o diretor de futebol Homero Halila revelou que o ciclo de contratações está encerrado. “Não diria que o elenco está fechado, mas para o início da temporada estamos satisfeitos”, afirma.
O plantel alviverde para o primeiro semestre conta com 34 atletas, incluindo o volante Leandro Donizete, que está próximo de renovar seu contrato. Vinte e três faziam parte do elenco em 2008, seis são reforços contratados após o fim do Brasileirão e cinco foram promovidos das categorias de base.
Segundo Halila, o Coxa só trará mais alguém agora se uma excelente oportunidade surgir. “Vamos analisar o mercado. Só se aparecer um jogador diferenciado, dentro de um custo viável, nós vamos trazer”, avisa.
Do grupo que encerrou 2008, não emplacarão no ano do centenário os atacantes Henrique Dias e Jaílson, os zagueiros Maurício e Thiago Bernardi, os laterais Marcos Tamandaré, Dick, Rubens Cardoso e Ricardinho, e os volantes Alê, Bilu e Veiga. O artilheiro Keirrison continuará no clube até o fim de seu contrato, no dia 30 de abril.
Mais uma vez, o Coxa irá apostar alto nas categorias de base. “Já suprimos as carências que tínhamos. Agora vamos dar força para a base. Tem gente boa subindo e, se incharmos demais o elenco, não daremos espaço para eles aparecerem”, diz Halila.
Do plantel alviverde, 14 jogadores são pratas-da-casa. Incluindo o zagueiro Lucas, o volante Willian, o atacante Roger e os meias Ruy e Tiago Real, que farão a primeira temporada como profissionais.
Com o time pronto, a diretoria se concentra em prorrogar o vínculo de atletas que têm seus contratos se encerrando nos próximos meses. “Estamos tentando a renovação do Marlos e do Rodrigo Mancha. Mas eles têm contrato e não são problemas para a reapresentação. Também podemos trazer alguns jogadores para um período de testes, de experiência”, conclui Halila.