Após dois meses de troca de torres, luminárias, lâmpadas e fiações e duas semanas de testes, a iluminação do Couto Pereira finalmente vai entrar amanhã em operação numa partida oficial.

continua após a publicidade

E será o maior presente para a torcida do Coritiba, que verá os jogos no Alto da Glória como nunca viu. A diretoria promete uma melhoria de luminosidade na ordem de seis vezes em relação ao sistema antigo, que permanecia intacto desde a inauguração em 1969. Ontem, os torcedores já sentiram um gostinho de como será num treinamento de ambientação dos atletas.

“Nós tínhamos uma necessidade de melhorar a nossa iluminação porque hoje em dia com a transmissão em alta definição tem uma exigência maior e nós aproveitamos e trocamos todo o sistema”, justifica Jorge Barbosa, diretor de infra-estrutura do Alviverde.

De acordo com ele, o sistema antigo dispersava demais a iluminação e prejudicava a visibilidade. “Nós tínhamos entre 140 e 180 lux (unidade de medida de iluminação) e agora vamos ter entre 600 e 700”, revela o dirigente.

continua após a publicidade

Mas o clube ainda quer mais e já deixou a estrutura preparada para receber mais luminárias e expandir a luminosidade para até mil lux. Segundo Barbosa, o clube investiu para atender a demanda atual, mas o clube quer melhorar num prazo não muito longo a luz no Alto da Glória. “O padrão que vamos ter é o mesmo dos grandes estádios do Brasil e é praticamente o mesmo sistema que tem no Engenhão”, compara.

E para tudo isso, o clube conseguiu parcerias com conselheiros vinculados às empresas Led Lâmpadas e Luminárias, Fabsteel e Meta Iluminação. “Gastamos um terço do que iríamos gastar se não tivéssemos essas parcerias”, diz o diretor, sem revelar os valores totais.

continua após a publicidade