Ser campeão estadual não é sinônimo de sucesso no Campeonato Brasileiro. Muitos times, inclusive, no mesmo ano em que venceram as competições regionais, acabaram sendo rebaixados para a Série B ao final da temporada. O Coritiba, no entanto, tem um fato a ser comemorado na primeira rodada da competição nacional: foi o único dos seis campeões estaduais que conseguiu vencer na estreia na Série A.
O Coxa, com praticamente o mesmo time que bateu o Atlético na decisão do Campeonato Paranaense, goleou, sem grandes dificuldades, o Atlético-GO no Couto Pereira por 4×1. As outras cinco equipes que disputam o Brasileirão e foram campeãs estaduais apenas empataram seus jogos na largada da competição nacional. O Vitória, campeão baiano ao derrotar seu maior rival, o Bahia, foi a Santa Catarina e empatou sem gols diante do Avaí.
Por coincidência, os outros quatro se enfrentaram na largada do Campeonato Brasileiro. O Corinthians, campeão paulista, empatou em casa diante da Chapecoense, campeã catarinense, em 1×1. No Maracanã, aconteceu o duelo entre o vencedor do Campeonato Carioca, o Flamengo, e o campeão mineiro, Atlético-MG. Novo empate em 1×1 e um ponto para cada equipe na classificação.
A meta do Coritiba agora é manter o bom momento que vive. Mas não será fácil para o Verdão, já que terá dois compromissos para fazer fora de casa. O primeiro será neste sábado (20), às 16h, diante do Santos, na Vila Belmiro. Na semana que vem, o duelo será contra o Vitória, em Salvador, no dia 27.