Depois de empatar em casa com o Paraná, sábado, o Coritiba se prepara agora para colocar à prova seu know-how de atuar fora de casa para voltar ao Alto da Glória classificado.
Líder do Campeonato Brasileiro da Série B, o Alviverde patinou diante do rival, mas ainda tem larga vantagem sobre o vice-líder Figueirense (cinco pontos) e o quinto colocado Sport (dez pontos).
Mesmo assim, o pensamento do Coxa é voltar para casa, após os confrontos contra São Caetano e Bahia, garantido na Primeira Divisão e pensando exclusivamente no título da competição.
O técnico Ney Franco avalia que o Coxa tem de fazer prevalecer sua melhor campanha até aqui, tanto fora como no Couto Pereira. “São dois jogos difíceis, mas a nossa equipe, se não me engano, tem a melhor campanha fora de casa. A gente tem que ir para esses dois jogos pensando em vitória”, avisa o técnico Ney Franco. No entanto, ele sabe que não é necessário se desesperar para isso.
“A gente tem sete jogos para definir a classificação. Vamos fazer de tudo para jogar bem diante dessas duas equipes e conseguir resultados positivos lá fora. Se tivermos a competência para isso, que é ganhar os dois jogos, voltamos com a classificação assegurada. Se não tiver, teremos os outros jogos para definir”, pondera o treinador.
Na projeção do Coritiba, o plano era vencer o Paraná e depender de apenas mais uma vitória para concretizar a vaga na Primeira Divisão o quanto antes. No entanto, um tropeço diante do rival não atrapalha a campanha, por que o Alviverde tem gordura para queimar.
“A gente está sempre somando pontos para conseguir essa classificação o mais rápido possível”, aponta o zagueiro Lucas Mendes. Além disso, o Coxa tem, além do São Caetano e do Bahia, Ipatinga, Figueirense e Guaratinguetá em casa, além de Duque de Caxias e Icasa, fora de casa, para chegar ao “mágico” número de 65, que ainda pode baixar para 64.