Aquele 1%

Coritiba evita pensar nos adversários contra a degola

Pode terminar nesta segunda-feira (21) a agonia do Coritiba contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Depois do empate em 2×2 conquistado de forma heroica diante do Flamengo na noite de domingo (20), no Maracanã, o Coxa abriu sete pontos para o Internacional e se o Colorado perder para o Corinthians nesta segunda, em São Paulo, o Verdão estará matematicamente garantido na elite do futebol nacional.

O time coxa-branca, no entanto, mantém os pés no chão e foca agora também na conquista de uma vaga na Copa Sul-Americana. O técnico Paulo César Carpegiani admitiu que, independentemente do resultado do Internacional, o Alviverde vai entrar em campo diante do Vitória, outro que briga para não cair, para buscar os três pontos.

“Vamos nos concentrar no Vitória e queremos manter uma maneira, um estilo e uma agressividade. Vamos buscar a vitória em qualquer circunstância. Pontuando, pode acontecer, quem sabe, a Sul-Americana. Vamos enfrentar o Vitória buscando a vitória. Desculpem a redundância, mas é isso mesmo”, cravou o treinador.

Por outro lado, caso o Inter vença o Corinthians, o Coritiba, faltando apenas duas rodadas para o final do Brasileirão, manterá uma distância de quatro pontos para a zona de rebaixamento. Assim, o Verdão, precisará de pelo menos um empate para garantir sua permanência na elite do futebol brasileiro, uma vez que o Vitória soma 42 pontos. O duelo está marcado para a próxima segunda-feira (28), no Couto Pereira.

Segundo o site especializado Infobola, do matemático Tristão Garcia, o Coxa tem apenas 1% de chances de ser rebaixado à Segunda Divisão. Já o site Chance de Gol coloca o Verdão com 0,3% de risco. Na história do Brasileirão, desde que a competição passou a ser disputada por 20 equipes, nenhum clube foi rebaixado com 46 pontos.