O Coritiba estreia neste sábado (14) na Série B do Campeonato Brasileiro, diante do Sampaio Corrêa, às 19h, no Castelão. Apesar de o discurso no clube, desde os primeiros dias do ano, serem voltados a uma campanha que resulte no retorno do time à elite do futebol nacional, é difícil avaliar como o Alviverde vai iniciar a jornada na competição. Isso porque o Coritiba não vem de um bom início de temporada. Mesmo que tenha vencido o primeiro turno do Campeonato Paranaense, sofreu no restante da competição. No segundo turno conquistou apenas uma vitória e na grande final o time também foi eliminado da Copa do Brasil, ainda na terceira rodada.
Com a política de aproveitar ao máximo os jogadores da base para poupar dinheiro, além de apostar no técnico Sandro Forner como “solução caseira”, a Diretoria foi muito criticada nesse aspecto. Mas conforme tinha prometido, o presidente Samir Namur anunciou um pacote de reforços para o Brasileirão. Foram seis contratações: o lateral-direito Carlos César, o lateral-esquerdo Abner, o volante Vinícius Kiss, o meia Jean Carlos e o atacante Bruno Moraes e o meia-atacante Chiquinho.
Ainda que enfrente dificuldades para entrosar o time em campo nessas primeiras rodadas, a expectativa é que o Coritiba possa brigar pelo acesso ao longo da competição, já que é considerado um dos grandes na Série B, como explicou o zagueiro Alex Alves.
- Como chegam os adversários do Coritiba na Série B?
- Londrina chega na Série B como candidato ao acesso
- Coxa entra na Série B com a obrigação do acesso
“Cada jogador dentro do elenco tem essa consciência de que somos o time grande da competição, temos que assumir esse papel. Não pode ser só fora, tem que ser dentro de campo. Tem que se impor como a equipe grande da competição. A gente sabe que as outras 19 equipes olham deste jeito e vão querer roubar pontos do Coritiba”, disse o jogador com experiência em disputar a segunda divisão e que poderá ser importante para o elenco do Coritiba. O atleta já defendeu o Paraná e o Goiás na Série B e sabe que o acesso só será conquistado com a regularidade na competição.
“Tem que estar ligado a cada rodada”, disse o atleta que chegou no início deste ano ao Alviverde e fez apenas dois jogos até o momento.
O jogo de estreia dos times na competição será a portões fechados, por conta de uma punição imposta pelo STJD ao Sampaio Corrêa. No jogo contra Fortaleza, ainda pela Série C 2017, objetos foram lançados por torcedores do time contra a equipe de arbitragem.
FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO
Série B – 1ª Rodada
SAMPAIO CORRÊA × CORITIBA
Sampaio Corrêa
Andrey; Bruno Moura, Joecio, Maracás e Kaique; Willian Oliveira, Silva, João Paulo e Marlon; Bruninho e Danielzinho (Wellington Rato).
Técnico: Francisco Diá
Coritiba
Wilson; Carlos César (Benítez), Thalisson Kelven, Alex Alves e Abner; Vitor Carvalho, Vinicius Kiss, Julio Rusch e Jean Carlos; Pablo e Bruno Moraes.
Técnico: Sandro Forner
Local: Castelão (São Luiz – MA)
Horário: 19h
Árbitro: Paulo Henrique Schleich Vollkopf (MS)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Leandro dos Santos Ruberdo (MS)