A história do Coritiba na Copa do Brasil 2013 começa a ser escrita hoje, às 19h30, contra o Sousa da Paraíba. No estádio Marizão, o Coxa espera romper com a tradição de não conseguir evitar o jogo de volta na fase de estreia do torneio. Ao longo de 17 participações, o Alviverde liquidou a fatura fora de casa apenas em três oportunidades, nas ediçoes de 1999, 2000 e 2005.
O goleiro Vanderlei conhece bem essa tradição. Desde 2007 no elenco, o jogador, que é o atleta com mais tempo de casa no atual grupo, nunca viu o time passar de fase na Copa do Brasil sem decidir no Couto Pereira. No entanto, o camisa 1 avalia que a experiência adquirida nas edições recentes do torneio pode fazer a diferença em 2013. “A gente conta com a experiência das edições anteriores, mas que eu lembre a gente não eliminou a volta na primeira fase”, disse.
Já que o retrospecto não é favorável, a equipe, que está em Juazeiro do Norte-CE e viaja hoje cedo para Sousa-PB, projeta ao menos trazer uma boa vantagem para decidir a vaga no Couto Pereira. “Priorizamos ir com a equipe forte e encarar o jogo de maneira responsável. Se conseguirmos eliminar no primeiro jogo, ótimo. Esperamos, na terra dos dinossauros, sermos o Tiranossauro Rex pra conquistar a vaga”, projeta o técnico Marquinhos Santos.
Se vencer o Sousa por dois gols de diferença, e se garantir na 2.ª fase da Copa do Brasil sem a necessidade do jogo de volta, o Coritiba terá uma viagem ainda mais longa na sequência do torneio. Irá enfrentar o Nacional-AM, que eliminou o Águia de Marabá-PA.
Sousa
Quarto colocado do Campeonato Paraibano, o Sousa foi ao mercado para estrear na Copa do Brasil, e contratou cinco jogadores. O clube também trocou de técnico. Neto Maradona assumiu o time na semana passada.