O Coritiba viajou mais de dois mil quilômetros para estrear na noite desta quarta-feira (24), pela Copa do Brasil, contra o time do Luverdense, em Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso.
Na tentativa de vencer a partida por dois gols de diferença, e assim eliminar o jogo da volta, o técnico Ney Franco escalou o Coritiba com Renatinho e Rafinha no meio e no ataque a dupla titular Marcos Aurélio e Ariel.
O Coritiba começou o jogo disposto a construir o resultado e com boa movimentação de Rafinha, Marcos Aurélio e Ariel, incomodava a zaga do time da casa. E, desta forma, a equipe alviverde não demorou a abrir o placar.
Aos 10 minutos, Renatinho fez boa jogada pela direita, chutou forte e o goleiro Ronaldo defendeu parcialmente, no rebote a bola sobrou livre para Ariel que não perdoou. Parecia que o Coritiba não teria problemas para construir um placar elástico no Mato Grosso, mas não foi isso que aconteceu.
Depois do gol, o Luverdense apertou a marcação, encurtando os espaços e com isso o Coritiba só voltou a ameaçar a meta defendida por Ronaldo aos 41 minutos com Marcos Aurélio, que em jogada individual limpou a zaga e bateu forte, mas sem direção.
As equipes retornaram para o segundo tempo sem modificações e, assim como aconteceu no início do primeiro tempo, o time alviverde voltou ligado no jogo querendo eliminar o jogo da volta, desperdiçando duas boas oportunidades nos primeiros 15 minutos de jogo.
Aos 20 minutos, Ney Franco mexeu na equipe coritibana promovendo a estreia do atacante Bill que entrou no lugar de Ariel e já no primeiro lance o mais novo contratado foi amarelado.
Perdendo o jogo, o Luverdense resolveu arriscar mais e se animou de vez quando aos 33 minutos, Bill fez uma falta por trás e foi expulso pelo árbitro. A estreia de Bill durou apenas 13 minutos.
Com um homem a menos, o Coritiba tomou sufoco da equipe da casa, mas conseguir segurar o resultado. A vitória simples não garantiu a classificação antecipada, mas deu a vantagem do empate para o time alviverde no jogo da volta, no Couto Pereira, dia 10 de março.