Em sua estreia no torneio de Florianópolis, o Coritiba encarou o Grêmio de igual para igual e mostrou um futebol de primeira, ontem à noite, na capital catarinense.
Com o 2 x 0 sobre o tricolor gaúcho, o Alviverde começou bem o torneio amistoso disputado na Ressacada e dá mostras de que o futebol de antes da parada para a Copa do Mundo se manteve mesmo sem a presença do argentino Ariel, que deixou o clube recentemente. Rafinha, com um golaço, e Enrico, no contra-ataque, mostraram o cartão de visitas do Coxa. No sábado, o time de Ney Franco enfrenta o anfitrião Avaí, às 21h30, no mesmo local.
Após colocar os reservas em atividade contra o Tigrão Umuarama, domingo passado, o Coritiba iniciou a preparação dos titulares num amistoso para lá de luxuoso.
Diante do Grêmio, o Alviverde mostrou que está bem preparado para continuar entre os primeiros colocados da Série B e até brigar pela ponta com o Paraná Clube.
Isso por que, o tricolor gaúcho vem bem na Série A e tem um dos melhores elencos do país. Teste melhor, então, não poderia haver. Jogando de igual para igual, apesar de caráter de amistoso, o Coxa deu mostras de que não esqueceu o entrosamento.
Por enquanto, Ariel não fez falta e a baixa estatura dos que compõem o atual ataque foi compensada pelo talento e pela velocidade. Talento, aliás, de Rafinha. Se no comecinho da partida Marcos Aurélio já havia obrigado o goleiro Victor a uma boa defesa, aos 15 minutos do primeiro tempo o meio-campista aparou a bola na frente da área, ajeitou e mandou no ângulo, sem chances para o camisa 1 gremista.
O resultado mostrava o maior domínio e o toque de bola do Coritiba, mas o amistoso começou a ficar para trás. As jogadas mais ríspidas apareceram, os cartões amarelos começaram a sair e uma expulsão não demorou a acontecer. Rodrigo, no final da etapa inicial, recebeu o vermelho por falta violenta em Triguinho.
Na volta para o segundo tempo, Silas promoveu um festival de alterações e desfigurou o Grêmio. O técnico Ney Franco seguiu o colega, mas o Alviverde manteve a forma de atuar e aproveitou bem os contra-ataques.
Num desses, ampliou com Enrico. Ele recebeu passe açucarado de Geraldo, avançou e chutou na saída de Victor, que na sequência evitou mais gols do Coxa. Já Edson Bastos praticamente assistiu o segundo tempo de dentro do gramado, enquanto o Grêmio continuou abusando das jogadas ríspidas e das faltas.
No final, o 2 x 0 representou o fim de um longo jejum para o Coritiba. Desde 1996 o clube não vencia o clube gaúcho jogando longe de Curitiba. No outro jogo da noite, o Vasco venceu o Avaí por 3 x 1.