Invicto no Campeonato Paranaense, líder da competição, melhor ataque e ostentando 81% de aproveitamento, o Coritiba mantém a mobilização para as próximas quatro rodadas, mas poderá garantir presença na final antes mesmo do término do 1.º turno.

continua após a publicidade

Se sustentar esse rendimento nos jogos que restam para o final da fase, 9 pontos bastarão – incluindo aí uma vitória sobre o rival Atlético – para carimbar o passaporte e ficar mais perto do título estadual.

Isso, claro, desde que não tropece diante de Corinthians, na quinta-feira, e no domingo contra o Roma, no Couto Pereira. Diferentemente dos perseguidores mais próximos, o Coxa tem a combinação de jogos mais favorável.

Nas próximas quatro rodadas, o Coxa só sai da capital para enfrentar o Cianorte (76% de aproveitamento) no interior. Já o time do Noroeste, que está na segunda colocação, precisaria passar pelo Rubro-Negro em plena Baixada, na próxima rodada, para seguir com boas chances de conquistar o turno.

continua após a publicidade

Se der Furacão na quinta-feira, as chances alviverdes aumentam mais com uma vitória sobre o Timãozinho. Por isso, apesar de rival, o Atlético poderá dar uma mão para uma classificação antecipada do Alviverde para a final do Paranaense.

No Alto da Glória, o técnico Marcelo Oliveira prefere não projetar nada. “A ideia e o sentimento aqui no Coritiba é de se preocupar com o Coritiba. Quatro jogos que faltam são 12 pontos.

continua após a publicidade

No futebol não dá para se descuidar, por que fica perigoso”, avisa. Na visão dele, qualquer tropeço pode ser fatal. “Temos que cuidar bem do nosso time e ajustar algumas coisas. Não estou totalmente satisfeito ainda. Temos um objetivo muito claro e vamos lutar por ele diariamente”, promete.

Correndo por fora, o Iraty (62%) tem adversários de mesmo nível, mas precisaria aumentar o aproveitamento para chegar a 25 pontos e torcer contra o Coritiba. Da mesma maneira, o próprio Atlético (57%) teria que vencer os quatro jogos restantes, incluindo aí o clássico, e também torcer contra o arquirrival para ao menos empatar uma partida das que restam.

Matematicamente, Cascavel, Rio Branco e Paraná Clube não têm mais chances de vencer o 1.º turno e brigam apenas para somar pontos para a classificação geral, que define vagas na Copa do Brasil, Série D e rebaixamento.