Invicto no Campeonato Paranaense, líder da competição, melhor ataque e ostentando 81% de aproveitamento, o Coritiba mantém a mobilização para as próximas quatro rodadas, mas poderá garantir presença na final antes mesmo do término do 1.º turno.
Se sustentar esse rendimento nos jogos que restam para o final da fase, 9 pontos bastarão – incluindo aí uma vitória sobre o rival Atlético – para carimbar o passaporte e ficar mais perto do título estadual.
Isso, claro, desde que não tropece diante de Corinthians, na quinta-feira, e no domingo contra o Roma, no Couto Pereira. Diferentemente dos perseguidores mais próximos, o Coxa tem a combinação de jogos mais favorável.
Nas próximas quatro rodadas, o Coxa só sai da capital para enfrentar o Cianorte (76% de aproveitamento) no interior. Já o time do Noroeste, que está na segunda colocação, precisaria passar pelo Rubro-Negro em plena Baixada, na próxima rodada, para seguir com boas chances de conquistar o turno.
Se der Furacão na quinta-feira, as chances alviverdes aumentam mais com uma vitória sobre o Timãozinho. Por isso, apesar de rival, o Atlético poderá dar uma mão para uma classificação antecipada do Alviverde para a final do Paranaense.
No Alto da Glória, o técnico Marcelo Oliveira prefere não projetar nada. “A ideia e o sentimento aqui no Coritiba é de se preocupar com o Coritiba. Quatro jogos que faltam são 12 pontos.
No futebol não dá para se descuidar, por que fica perigoso”, avisa. Na visão dele, qualquer tropeço pode ser fatal. “Temos que cuidar bem do nosso time e ajustar algumas coisas. Não estou totalmente satisfeito ainda. Temos um objetivo muito claro e vamos lutar por ele diariamente”, promete.
Correndo por fora, o Iraty (62%) tem adversários de mesmo nível, mas precisaria aumentar o aproveitamento para chegar a 25 pontos e torcer contra o Coritiba. Da mesma maneira, o próprio Atlético (57%) teria que vencer os quatro jogos restantes, incluindo aí o clássico, e também torcer contra o arquirrival para ao menos empatar uma partida das que restam.
Matematicamente, Cascavel, Rio Branco e Paraná Clube não têm mais chances de vencer o 1.º turno e brigam apenas para somar pontos para a classificação geral, que define vagas na Copa do Brasil, Série D e rebaixamento.