A temporada de 2011 vai deixar saudades para o torcedor coxa-branca. Nem a perda da vaga na Libertadores na última rodada do Campeonato Brasileiro tirou o brilho da temporada do Coritiba, que conquistou o bicampeonato paranaense invicto, o vice-campeonato da Copa do Brasil e ainda teve o melhor ataque do futebol brasileiro e o recorde de 24 vitórias consecutivas registradas pelo Guinness Book.

continua após a publicidade

Mas o sucesso do Coritiba em 2011 começou lá trás. Segundo o presidente coxa-branca, Vilson Ribeiro de Andrade, o rebaixamento em 2009 e os incidentes ocorridos após o empate com o Fluminense, no Couto Pereira, naquele fatídico 6 de dezembro, mudaram a história do clube. “Aqueles fatos lamentáveis transformaram o Coritiba. Chegamos à conclusão que tínhamos que mudar. O clube superou a tudo e a todos. Aquele 2009 trouxe de volta a autoestima e surgiu ali o segredo do sucesso, pois todos os setores do clube se uniram em torno de apenas um objetivo, que era a reestruturação do Coritiba”, revelou Andrade.

Depois de assumir a vice-presidência do Alviverde em janeiro de 2010, Andrade afirma que conseguiu, depois de dois anos, colocar em prática suas metas juntamente com o então presidente Jair Cirino dos Santos. “No ano seguinte, mostramos a nossa força. Jogamos na Vila Capanema, em Paranaguá e adotamos a cidade de Joinville na Série B. Sempre com humildade, cumprimos tudo que nos foi imposto e conseguimos o título do Paranaense e da Série B”, emendou. “O trabalho foi difícil e penoso. No começo de 2010, prometemos sacrifício, suor, lágrimas e trabalho. O Coritiba voltou para a Série A e hoje está na lista dos maiores clubes do futebol brasileiro. Sempre buscamos isso e vamos intensificar o trabalho para montarmos times competitivos que tenham condições de brigar por títulos”, acrescentou.

Se não fossem as dificuldades financeiras do Coritiba, a temporada de 2011 seria perfeita para o clube. Andrade destacou que, no principal momento do time coxa-branca no ano, quando disputava as finais da Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, faltou um pouco mais de poder financeiro ao clube. “O time esteve muito focado na Copa do Brasil e, como vivemos momentos de grandes dificuldades financeiras, ficamos impossibilitados de trazer um ou dois reforços que seriam fundamentais para o time no segundo semestre. Mas não fizemos loucuras e conseguimos cumprir com as nossas obrigações”, disse o presidente coxa-branca, comemorando o ano que termina. “A temporada foi maravilhosa, uma das melhores da história do clube. Com certeza, 2011 deixa um sabor de alegria e de grandes conquistas.”   

continua após a publicidade