O Coritiba terá nos próximos dias seu primeiro grande desafio deste início de temporada: encarar duas decisões em um curtíssimo espaço de tempo. Para se sair bem no teste, o Coxa precisará voltar inteiro da peregrinação rumo ao Nordeste, que começa hoje e só termina na sexta-feira cedo. Para enfrentar o Sousa-PB, quinta-feira, em sua estreia na Copa do Brasil, o Alviverde irá percorrer quase cinco mil quilômetros. Poupar energia nesta viagem será decisivo para que o clube possa encarar o Atletiba de domingo, provavelmente no Couto Pereira, onde estará em jogo o returno do Estadual. Por isso, uma complexa logística foi preparada para preservar a equipe.
Mesmo planejando o itinerário mais curto, não será fácil chegar até a cidade de Sousa – localizada a 430 quilômetros de João Pessoa, capital da Paraíba. Depois de treinar hoje cedo no CT da Graciosa, o elenco se reapresenta à noite, no Couto Pereira. Às 20h30, a delegação segue de avião para Campinas, onde as 23h embarca para Juazeiro do Norte, no Ceará. Por ser o município mais próximo de Sousa a ter aeroporto, o local, famoso por ser a terra de padre Cícero, é parada estratégica dentro da logística. São 180 quilômetros que separam a capital da fé do Nordeste até o destino final. Esse trajeto deverá ser percorrido de ônibus, em cerca de duas horas e meia.
Para minimizar o desgaste físico com tamanho deslocamento, o Centro de Excelência do Esporte do Coritiba (Ceccor) está em alerta. É o que explica o coordenador do Ceccor, e responsável pela preparação física, Glydiston Ananias. “Sem dúvidas será uma semana pesada. A logística do clube pensou nas melhores opções para minimizar o desgaste e para o grupo retornar o mais rápido possível pra Curitiba. Haverá um controle rigoroso nos treinamentos, para que os jogadores não passem dos limites. Nossa obrigação é preparar os atletas para que estejam 100% no domingo”, observa.