O primeiro turno ainda nem terminou, mas o jogo deste domingo (17) tem contornos de decisão. Coritiba e Flamengo se enfrentam no Couto Pereira, às 16h, e quem perder terá sua trajetória ainda mais complicada neste Brasileirão. Um duelo entre as duas piores equipes da competição, pelo menos até aqui. O Verdão ainda não venceu jogando no Alto da Glória e tem pela frente um adversário que não marcou um gol sequer como visitante nesta Série A. Na definição de Júnior, ex-craque rubro-negro e comentarista da Globo, “Uma briga de cachorro grande. Só que desdentados”.
O Verdão vive um momento relativamente positivo, apesar dos números preocupantes. O time de Celso Roth vem de uma sequência invicta de três jogos, todos contra equipes que estão na ponta de cima da tabela. Após um reinício de competição preocupante, o Coritiba teve boas atuações contra Grêmio (vitória por 3×2), Corinthians (0x0) e Fluminense (1×1). Resultados que não foram suficientes para tirar o clube da maldita zona do rebaixamento. Reflexo de um desempenho pífio na fase pré-Copa do Mundo. Com apenas 12 pontos e na lanterna, o Coxa tem uma probabilidade de rebaixamento de 36,1%, segundo o site Chance de Gol.
“Hoje, procuramos não pensar em rebaixamento. É claro que a colocação é muito ruim, ainda mais diante da grandeza deste clube. Mas, vamos sair dessa, com tranquilidade e mostrando essa evolução das últimas jornadas”, disse o meia Dudu. Para os atletas, a recente derrota diante do Paysandu (na Copa do Brasil) não deve ter interferência no duelo de amanhã. “Tivemos um deslize por dois ou três minutos e foi fatal. É algo que não pode se repetir. Mas, acredito que o nosso momento é promissor, pois a equipe está jogando bem. Se você joga bem, está mais perto da vitória”, analisou o goleiro Vanderlei.
O grupo dá ao jogo de amanhã um tratamento de “decisão”. É claro que a competição está longe do final, mas o grupo não esconde que estar “atolado” no Z4 incomoda. E muito. “É péssimo estar lá embaixo. Isso tira a confiança do grupo”, comentou Vanderlei. “Será um jogo duro e equilibrado. Então, não podemos facilitar a situação para o Flamengo”, emendou o goleiro coxa-branca, recordando os recentes deslizes da equipe, em especial nos lances de bola parada. “Sofrer gols é sempre ruim. Na bola parada é ainda pior, porque é algo que se treina exaustivamente”.
Mais do que não errar atrás, o Coritiba precisa acertar a pontaria no ataque. Até aqui, o Verdão fez apenas 12 gols neste Brasileiro, apenas um deles (e de pênalti), no Couto Pereira. Neste confronto de números ruins, o consolo é que o time de Roth terá pela frente uma das defesas mais vazadas da Série A. O Flamengo já sofreu 20 gols (assim como o Figueirense). Nos jogos fora de casa, o rubro-negro carioca só não foi vazado no empate sem gols com o Santos. Nas outras partidas, sofreu cinco derrotas, levando nada menos do que 12 gols.
Apoio
Se algum atleta coxa-branca sabe o quanto a torcida faz a diferença no Couto Pereira, esse é o goleiro Vanderlei. No Coritiba desde 2007, ele sabe que apoio da nação alviverde pode ser fundamental em um momento difícil.
“Nós contamos com o nosso torcedor, tenho certeza que domingo será uma festa bonita. A torcida do Flamengo vai acompanhar eles, e nós temos que ver nossa torcida cantando e jogando junto o tempo todo”, pediu o goleiro coxa-branca.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)