Coritiba encara o líder Fluminense, no Engenhão, pelo Brasileirão

Diante do líder Fluminense, hoje, às 21h, no Engenhão, pela 14.ª rodada do 2.º turno do Campeonato Brasileiro, o Coritiba tenta manter a série invicta de seis jogos -quatro vitórias e dois empates – e continuar subindo na tabela de classificação, onde atualmente ocupa o 10.º lugar, com 42 pontos, além de, consequentemente, se livrar de qualquer risco de rebaixamento.

Para isso, o time se apega à nova realidade como visitante para beliscar mais uns pontos longe do Couto Pereira. Se no primeiro turno, o Coxa era praticamente um saco de pancadas quando atuava fora de casa, desde que Marquinhos Santos chegou a situação é bem diferente. Em 16 jogos como visitante neste Brasileirão, o Alviverde somou apenas 13 pontos. Porém, sete deles foram conquistados como o novo técnico, em apenas quatro rodadas (duas vitórias, um empate e uma derrota). O aproveitamento é de 58,3%, contra 16,6% nas outras 12 rodadas (uma vitória, três empates e oito derrotas) e 24,5% em 2011 (três vitórias, cinco empates e 11 derrotas) – então com Marcelo Oliveira no comando nos dois casos.

Uma evolução que Marquinhos acredita que se deve ao fato de o Coritiba, agora, se preocupar mais em manter a posse de bola ao invés de se defender e esperar um contra-ataque. “Sob o meu comando eu vi um Coritiba que precisava ter um equilíbrio no jogo, trabalhar a posse de bola. Quando você joga fora de casa, quanto maior o tempo que você tiver a posse de bola, menor o tempo para o adversário nos atacar. Então, é isso que temos que trabalhar. Tendo esta bola, podemos aproveitar nossas jogadas ofensivas”, explica o treinador.

O comandante alviverde ainda ressaltou que, tendo a posse de bola, o time tem condições de atacar e, consequentemente, buscar a vitória, não se preocupando apenas em não perder. “O objetivo principal é a vitória. Nenhum treinador entra com a dúvida se vai ganhar ou perder. Dentro da estratégia do jogo é que a gente vê a possibilidade de ganhar ou não perder”, completa.

“Vamos para lá (Engenhão) com o objetivo de vencer também”, afirma o volante Willian.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna