Em clima de decisão, o Coritiba recebe o Flamengo, às 17h, no Couto Pereira, para manter acesa a chama da conquista de uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. O Alviverde ainda tem chances matemáticas e se apega aos números para se motivar ainda mais contra o rubro-negro carioca, que, além de ser adversário direto ao torneio continental, ainda briga também pelo título do Campeonato Brasileiro.
Por isso, a promessa é de um grande jogo, que servirá ainda de tira-teima do 1.º turno, quando as equipes fizeram uma partida equilibrada, mas Ronaldinho Gaúcho fez a diferença a favor do Urubu. “É um jogo difícil. A gente sabe que briga para conseguir uma vaga na Libertadores e o Flamengo luta pelo título. Então, com certeza, vai ser um jogo bastante difícil e vai ser um jogo que vai ser decidido em detalhes”, avalia o zagueiro Emerson.
Mesmo assim, ter o Flamengo pela frente está estimulando ainda mais o Coxa. “É um jogo bom. O Flamengo está em evidência pela goleada, conta com grandes atletas e acredito que, além disso, é melhor porque é uma equipe que vem para jogar e deixa o jogo mais aberto, ataca e com isso a gente também pode procurar espaços para atacar”, avalia o goleiro Vanderlei.
Já na visão do técnico Marcelo Oliveira, o time precisa tomar a partida do turno como lição e não procurar a revanche. “Eu não gosto muito de pilhar o jogador nesse sentido, porque pode acabar extrapolando um pouco. É botar na cabeça que é um clássico do futebol brasileiro. Vamos enfrentar uma equipe poderosa e muito qualificada. Precisamos muito do resultado”, avalia o treinador, alertando para a necessidade de se ter atenção às jogadas ensaiadas do Flamengo, referindo-se ao que aconteceu no 1.º turno. “Devemos apenas tirar lição daquela jogada, que era ensaiada e acabou acontecendo [o gol]. Precisamos neutralizar aqui e vamos fazer o melhor jogo com tranquilidade, confiança e com uma entrega total”, aponta Marcelo.
O que o treinador não entrega é a escalação. O comandante do Coxa confirmou apenas Maranhão e Lucas Mendes como novidades. O primeiro substitui o suspenso Jonas, enquanto o segundo retorna após se recuperar fisicamente. O resto, só momentos antes da partida. “Não é só o fato de ser uma decisão, mas quando você tem opções de mudar o time, com características diferentes, aí vale a pena segurar um pouco, porque o adversário não faz o encaixe de marcação antecipadamente. Se fizer, faz ali próximo do jogo. É um detalhe apenas, não ganha jogo, mas o futebol é um somatório de detalhes”, justifica o técnico.
De qualquer forma, Marcelo Oliveira pede o apoio do torcedor, que deverá lotar o Alto da Glória. “O torcedor é um aliado constante e fundamental no processo, porque a torcida do Coritiba é uma torcida que canta o tempo todo do jogo, empurra o time independentemente da condição do jogo. Este ano, só foi tão bom porque o torcedor ajudou, e participou dos jogos”, elogia.
Ficha Técnica
Série A – 2.º turno
34.ª rodada
Coritiba
Vanderlei; Maranhão, Jeci, Emerson e Lucas Mendes; Leandro Donizete (Willian)
e Léo Gago; Rafinha, Marcos Aurélio (Everton Costa)
e Davi; Bill (Leonardo).
Técnico: Marcelo Oliveira
Flamengo
Felipe; Léo Moura, David Braz, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Airton, Renato Abreu, Thomas e Thiago Neves; Ronaldinho Gaúcho e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Local: Couto Pereira, em Curitiba
Hora: 17h
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Luiz Carlos Silva Teixeira (BA) e Adson Marcio Lopes Leal (BA)