O Coritiba recebeu o Fluminense na tarde deste domingo, no Couto Pereira, na última rodada do Brasileirão 2009, e empatou em 1 a 1 .Com a vitória do Botafogo sobre o Palmeiras, o Verdão caiu para Série B. A partir de hoje os jogadores entram em férias e retornam no início de janeiro. O Coxa estreia no campeonato paranaense no dia 16 de janeiro, contra o Serrano, no Couto Pereira.

continua após a publicidade

O primeiro tempo começou como era previsto. O Coxa foi com tudo pra cima e quase abriu o placar no primeiro minuto de jogo. Marcelinho cruzou, o goleiro saiu mal e a bola sobrou com Renatinho, que bateu em cima da zaga. No rebote, Marcos Aurélio não teve o domínio e perdeu chance clara. A torcida fez seu papel e não parou de empurrar o time em busca da vitória.

Após a pressão inicial do Verdão, o Fluminense começou a levar perigo. Aos 22 um lance incrível. Após escanteio, Fred bateu para o gol e Jéci, em cima da linha salvou o Coritiba. Aos 27, em cobrança de falta, Marquinho encheu o pé e não deu chances para Vanderlei: 1 a 0. O Coxa, empurrado pela torcida, chegou ao empate aos 35. Marcelinho Paraíba cobrou falta na cabeça de Pereira, que não perdoou. Festa no Alto da Glória.

Na volta para o segundo tempo, os técnicos não fizeram modificações. Quando Ney Franco soube que o Botafogo havia aberto o placar, imediatamente colocou Carlinhos Paraíba no lugar de Pedro Ken. Aos 8, boa jogada de Marcelinho, que bateu de longe, mas Rafael segurou firme.

continua após a publicidade

Após o segundo gol do Botafogo contra o Palmeiras, o jogo ficou nervoso. Os dois técnicos fizeram várias modificações para acertar os times. O Verdão quase fez o segundo aos 37. Marcelinho Paraíba recebeu dentro da área, mas Rafael fez grande defesa. Após o apito do árbitro, torcedores invadiram o campo e houve confronto com a polícia.

Resumo do Coritiba no Brasileirão 2009

continua após a publicidade

O Coritiba foi um time de pijama nesta Série A. Dentro do Couto Pereira o Verdão fez grandes partidas e venceu equipes candidatas ao título, como São Paulo, Internacional e Flamengo.

No entanto, longe de Curitiba, o Coxa não foi bem e por isso, lamentavelmente para o futebol paranaense, acabou rebaixado para Série B no ano do Centenário do clube.

Em 38 jogos, o Verdão conquistou 12 vitórias, 9 empates e foi derrotado em 17 oportunidades. Marcou 48 gols e sofreu 60: um saldo negativo de -12. O aproveitamento foi de 37%.

No Couto Pereira, junto com a torcida, o Verdão venceu 10 jogos, empatou 4 vezes e foi derrotado por 5 oportunidades. Fora de casa, o Coxa não foi bem. Foram apenas duas vitórias, 5 empates e 12 derrotas.

A diretoria começa a pensar na próxima temporada. Com a queda para Série B, Ney Franco não deverá ser mantido. Carlinhos Paraíba, Pedro Ken e Marcelinho Paraíba deverão deixar o clube, assim como outros jogadores que não foram muito aproveitados.

Os destaques do Verdão nesta Série A foram o goleiro Vanderlei, o volante Leandro Donizete, o meia Marcelinho Paraíba e o atacante Ariel Nahuelpán.

Comparação do trabalho de Ney Franco com o de René Simões

Ney Franco comandou o Verdão em 20 partidas neste Brasileirão, com 8 vitórias, 5 empates e 7 derrotas: um aproveitamento de quase 50%.

Com este porcentual, o Verdão não estaria correndo risco de rebaixamento, mas a incrível recuperação do Fluminense fez com que isso ocorresse.

René Simões foi demitido após a derrota para o Cruzeiro, no dia 9 de agosto. Com o “bigode” no comando, o Coxa conquistou apenas 16 pontos de 54 possíveis, um aproveitamento de quase 30%.