Uma verdadeira decisão de campeonato. É assim que o Coritiba encara o confronto de domingo contra o Flamengo, no Couto Pereira. As vitórias sobre América-MG e Palmeiras adiaram as férias no Alto da Glória e reanimaram o time para continuar na batalha por um lugar no G5 e, consequentemente, conseguir vaga na Copa Libertadores do ano que vem. A tarefa não é nada fácil, mas o confronto direto contra o rubro-negro carioca pode colocar o Alviverde, nesta reta final de Campeonato Brasileiro, novamente na briga direta por um lugar no principal torneio continental.

continua após a publicidade

A esperança do Coxa é amparada nos confrontos que tem pela frente, e nos números. Daqui em diante, o time recebe o Urubu, em briga direta; o Santos, já com os reservas e pensando no Mundial, e o Avaí, provavelmente já rebaixado. Daí, sai para encarar o Galo desesperado e tem o clássico contra o Atlético na última rodada. Por isso, há esperança. Se na semana passada o time tinha pouco mais de 6% de possibilidade de chegar no G5, agora o time bateu em 13%, conforme os cálculos do site chancedegol.com.br.

Ainda é pouco, mas pode aumentar com mais uma vitória. “Desde que haja a possibilidade matemática nós vamos buscar sempre uma melhor colocação. A vitória contra o Palmeiras nos enche de confiança e de esperança para voltarmos e buscarmos a vitória em casa, para seguir bem na competição”, diz o técnico Marcelo Oliveira, lançando a corrente para fazer da partida uma verdadeira final de campeonato. Por isso, ele pede o apoio das arquibancadas. “Criamos uma expectativa para o próximo jogo contra o Flamengo, que com a casa cheia nós vamos buscar mais uma vitória”, projeta o treinador.

Os jogadores também estão empolgados. “Mostramos que a gente é capaz de ganhar dentro de casa, do jeito que a gente está ganhando, e também ganhar fora”, diz o atacante Everton Costa, principal nome contra o Palmeiras. Para ele, o time tem tudo para continuar com a chama do G5 acesa. “Vai ser outra decisão. Contra o Flamengo, a gente vai dar o máximo para buscar a vitória”, completa.

continua após a publicidade

Uma vitória leva o Coritiba para 51 pontos e mantém o time carioca com 55. No entanto, a torcida alviverde ainda precisaria “secar” Figueirense, Internacional, São Paulo e Botafogo para o G5 não ficar mais distante do que os esperados quatro pontos após a 34.ª rodada.