Quem for ao Couto Pereira esta noite vai participar de uma iniciativa inédita no futebol brasileiro. Pela primeira vez no País, toda a emissão de carbono de uma partida de futebol será neutralizada com o plantio de árvores.

continua após a publicidade

O jogo “Carbono Neutro” faz parte das comemorações do centenário do Coritiba. Com ele, o clube quer se colocar na linha de frente do combate ao aquecimento global, neutralizando a emissão de gases poluentes na atmosfera.

Segundo Roberto da Silva Júnior, gestor de marketing do Coxa, a ação é inédita em uma partida entre clubes. “Na última Copa do Mundo, todos os jogos foram ‘carbono neutro’. Mas isso não aconteceu em nenhuma outra partida no mundo”, afirma.

Para calcular a quantidade de carbono emitida durante o jogo, o Coxa conta com a ajuda da empresa Max Ambiental. “Eles vão verificar todos os detalhes que envolvem estádio, jogadores, árbitros, imprensa e torcida. Refeições, quilômetros rodados, iluminação… Tudo entra na conta”, explica Roberto.

continua após a publicidade

Com a expectativa de um público de 20 mil pessoas, o clube já tem uma estimativa dos números finais. “O jogo deve gerar cerca de 30 toneladas de carbono. Para neutralizar isso, é necessário o plantio e a manutenção por oito anos de cerca de 150 árvores”, diz o diretor alviverde.

A torcida também vai ajudar. Torcedores que planejam uma grande queima de fogos já se comprometeram a participar do plantio de árvores. A emissão média de cada artefato está sendo calculada e também vai entrar na conta.

continua após a publicidade

As árvores serão plantadas em uma área no município de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. As mudas serão cedidas pelo Instituto Ambientaldo Paraná (IAP).

O clube diz que não irá gastar quase nada com o projeto. “A Max Ambiental fará o estudo em troca do uso de  espaços publicitários. A prefeitura de Quatro Barras cederá o terreno e fará a manutenção. E o plantio das árvores será feito por torcedores”, afirma Roberto.