O Coritiba entrou em campo no gramado do Mineirão, na tarde deste domingo (29), com a missão de, no mínimo, arrancar um empate do Cruzeiro, na sua luta para tentar fugir do rebaixamento. Já o Cruzeiro queria os três pontos para se manter na briga por uma vaga na Copa Libertadores.

continua após a publicidade

Sem poder contar com Pereira, o técnico Ney Franco escalou Dirceu na zaga e surpreendeu na montagem da equipe, ao escalar Renatinho no lugar de Carlinhos Paraíba. No ataque, Thiago Gentil ganhou um lugar no time e fez dupla com Marcelinho Paraíba.

O jogo começou com o Cruzeiro pressionando, impulsionado por sua torcida que compareceu em bom número no Mineirão. Mas bem posicionado em campo, o Coritiba não dava espaços aos atacantes da Raposa.

E na primeira oportunidade que teve, em uma cobrança de falta rasteira de MP9 pela esquerda, Jéci desviou e mandou para o fundo do gol de Fábio. Parecia que o Coritiba conseguiria seu objetivo no Mineirão.

continua após a publicidade

Com a torcida da Raposa impaciente, o técnico Adilson Batista mudou o time sacando Leandro Lima para e entrada de Eliandro. Mas o Coritiba mantinha o Cruzeiro sob controle, até que nos cinco minutos finais, a equipe alviverde sofre um apagão e toma a virada.

Primeiro aos 43 minutos quando Henrique, num chute de muito longe, empatou a partida, contando com a falha do goleiro Vanderlei. O gol de empate desestabilizou a equipe do Coritiba e, três minutos depois, toma o gol da virada com Jonathan que recebeu a bola de Diego Renan e bateu rasteiro, sem chances para Vanderlei.

continua após a publicidade

Na tentativa de melhorar o poderio ofensivo do time, no intervalo o técnico Ney Franco sacou Márcio Gabriel para a entrada de Marcos Aurélio. Contudo, inteligentemente, o Cruzeiro passou a jogar nos contra-ataques, já que o time alviverde se lançou desesperadamente ao ataque, na tentativa de empatar o jogo.

Desequilibrado em campo, o Coritiba deu espaços ao Cruzeiro que não desperdiçou as chances e liquidou a partida com mais dois gols. O terceiro de pênalti, anotado por Wellington Paulista, aos 10 minutos e o quarto, aos 21 minutos, com Eliandro que aproveitou um cruzamento de Thiago Ribeiro para fechar o caixão do Coritiba no Mineirão.

Com a derrota, o Coritiba caiu para a 16ª colocação na tabela de classificação do Brasileirão e decidirá sua vida no campeonato na última rodada, quando enfrenta o Fluminense, no Couto Pereira. Já o Cruzeiro encerra sua participação encarando o Santos, na Vila Belmiro.