Pela primeira vez em sua história, o Coritiba está na segunda fase da Copa Sul-Americana. Entretanto, a conquista foi complicada na noite desta terça-feira (28), no Couto Pereira. Após vencer por 1 a 0 no tempo normal, o Coxa acabou faturando a vaga contra o Vitória nas penalidades.
O goleiro Vanderlei foi o grande herói da decisão, com três pênaltis defendidos. O volante Gil bateu a penalidade derradeira e definiu a vitória alviverde. Na próxima fase, o Coxa encara o vencedor de River Plate, do Uruguai, ou Itagui, da Colômbia.
A noite era fria no Couto Pereira e o jogo demorou a esquentar. O Coritiba precisava de dois gols para alcançar a classificação e não mostrou eficiência no primeiro tempo para alcançar o placar que precisava.
Com o regulamento na mão, o Vitória mostrou mais organização, mas também levou pouco perigo contra a meta adversária na etapa inicial. Entretanto, se o primeiro tempo foi frio no Alto da Glória, a etapa final foi de muita emoção.
Logo no primeiro minuto, Bill aproveitou uma falha do zagueiro Fabrício, chutou cruzado e Wilson largou nos pés de Julio Cesar, que não perdoou. Festa dos poucos torcedores do Coxa que compareceram ao Couto Pereira.
O atacante teve mais uma boa chance minutos depois, mas o chute acabou carimbando o travessão, após desvio do goleiro Wilson. O Coritiba seguiu melhor em campo, mas não conseguiu chegar ao gol que dava a classificação ao time.
Com isso, a partida acabou sendo decidida nas penalidades máximas. Na decisão, apareceu a estrela do goleiro Vanderlei, que pegou três cobranças e saiu ovacionado pela torcida.
Veja na galeria de fotos o jogo do Coxa.