Os torcedores do Coritiba que se acostumaram a ver uma equipe ofensiva no ano passado não serão surpreendidos neste início de temporada. Apesar da tática não ter tido o resultado esperado no Brasileirão, o técnico Ney Franco mantém a filosofia de armar um time que procure sempre o ataque.

continua após a publicidade

No trabalho de ontem, que serviu de apronto para a partida contra o Serrano, o Alviverde teve três armadores no meio e dois atacantes buscando o gol. No ensaio, deu certo e os reservas levaram três gols, mas o teste prático será mesmo contra o Tigre às 18h30 de amanhã, na Vila Capanema.

“Você tem que ajustar a equipe de acordo com o perfil dos atletas. A gente está trazendo para o Coritiba jogadores rápidos e vai tentar usar ao máximo essa força ofensiva”, destaca o treinador.

Tirando a linha defensiva de quatro, na meiuca só Willian é marcador. Renatinho, Enrico e Rafinha completavam a formação, que ainda tinha Marcos Aurelio e Ariel na frente.

continua após a publicidade

“Estamos tentando encaixar a equipe para que a gente possa jogar sempre com uma força ofensiva, mas logicamente sem desprezar a parte defensiva e deixar a equipe exposta”, pondera Ney.

Talvez por isso ele vá esperar a recuperação de Leandro Donizete, que não treinou ontem. “O Donizete está com uma bolha no calcanhar e não conseguiu hoje (ontem) colocar a chuteira. Temos mais um trabalho tático amanhã (hoje) e fica na dependência do Donizete”, aponta.

continua após a publicidade

Assim, o time ficaria mais protegido e sem jogadores de chegada, que poderia dar os contra-golpes ao adversário. Com Donizete apto, Renatinho e Enrico disputariam um lugar na equipe no trabalho tático programado para hoje pela manhã no CT da Graciosa.

No gol, Edson Bastos retomou a posição de titular. Na segunda-feira, Vanderlei estava na formação principal no jogo-treino contra o Joinville, mas ontem ele nem treinou entre os reservas, saiu com cara de poucos amigos e levantou a suspeita de algum problema.

“A definição do Edson é de exclusividade do treinador e não problema nenhum com o Vanderlei”, diz Ney. Com a opção por Edson, cresce a chance de uma negociação de Vanderlei, já que o clube ainda tem no elenco Wanderson e Antonio Carlos para a posição.