Uma vitória contra o Palmeiras deixaria o Coritiba na terceira colocação do Brasileirão. Deixaria, porque o time não soube aproveitar a grande chance de dar um “cala- boca” no técnico Vanderlei Luxemburgo e entrar de vez no grupo de elite da competição. Mesmo com um jogador a mais em grande parte do segundo tempo, o Coxa vacilou e permitiu que o Porco vencesse por 1 a 0 em jogada dos ex-atleticanos Evandro e Alex Mineiro, que marcou de cabeça. Com a derrota, o time do Alto da Glória caiu para a oitava posição. A recuperação pode vir na quarta-feira contra o Figueirense, no Couto Pereira.
“Faltou acreditar um pouco mais nas nossas individualidades, nos momentos em que saíamos nos contra-ataques. Não tivemos aquela objetividade costumeira, a equipe infelizmente sentiu muito e as nossas definições acabaram não ocorrendo”, analisou o técnico Dorival Júnior. Para ele, o Palmeiras criou mais oportunidades, apesar do equilíbrio entre as equipes. “O jogo foi definido numa jogada que estava marcada, estava toda ela desenhada e que por um relaxamento natural de um time com um a mais deixamos escapar o que poderia vir a ser um grande resultado”, disse.
Poderia mesmo, porque o time sofreu uma grande pressão no primeiro tempo, o goleiro Vanderlei fez várias defesas enquanto a melhor oportunidade do Coritiba parou no travessão. Travessão que também salvou o Coxa no segundo tempo, num petardo de Diego Souza. No entanto, o relaxamento reclamado por Júnior aconteceu quando o Palmeiras perdeu Fabinho Capixaba e, parecendo um toque de mágica, teve mais domínio, foi para cima e conseguiu o gol num cruzamento de Evandro na cabeça de Alex Mineiro. “É uma equipe que vem aprendendo e tem o direito de errar em alguns momentos”, apontou o treinador.
Já os jogadores lamentaram ainda mais a falta de atenção no gol tomado. “Nossa equipe tentou, tentou, a equipe do Palmeiras fechou os espaços, saiu no contra-ataque, foi feliz e acabou vencendo o jogo”, destacou Rodrigo Mancha. Para Keirrison, todos sabiam que a partida seria muito difícil, o Coritiba tentou o gol o tempo inteiro, mas não conseguiu fazer. “O Palmeiras é uma equipe que está brigando lá no G4, estamos cientes que o time procurou jogar e agora temos que pensar no próximo jogo. Futebol é assim”, finalizou o artilheiro do time, que desta vez não conseguiu balançar a rede.
CAMPEONATO BRASILEIRO
20.ª Rodada
Palmeiras 1 x 0 Coritiba
Palmeiras
Marcos; Fabinho Capixaba, Jéci, Gladstone e Leandro; Jumar (Denílson, 24 do 2.º), Sandro Silva, Evandro e Diego Souza (Martinez, 35 do 2.º); Kléber e Alex Mineiro (Maicosuel, 42 do 2.º).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Coritiba
Vanderlei; Maurício, Rodrigo Mancha e Nenê (Veiga, 13 do 1.º depois Ricardinho, 1 do 2.º); Rodrigo Heffner, Ale, Carlinhos Paraíba, João Henrique e Rubens Cardoso; Marlos (Guaru, 22 do 2.º) e Keirrison.
Técnico: Dorival Júnior
Local: Palestra Itália (São Paulo)
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho (Especial/DF)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Eremílson Xavier Macedo (DF)
Gol: Alex Mineiro aos 30 do 2.º tempo
Cartão amarelo: Rubens Cardoso, Sandro Silva, Carlinhos Paraíba, Guaru
Expulsão: Fabinho Capixaba aos 26 do 2.º tempo
Renda: R$ 413.397,50
Público pagante: 15.210
Público total: não divulgado