Em evolução constante na reta decisiva do Campeonato Paranaense, o Coritiba, sob o comando do técnico Pachequinho, tem colecionado números bastante positivos. O Verdão, que chegou a ter o pior ataque do Estadual, já tem o segundo melhor aproveitamento ofensivo, com 19 gols marcados e está com um pé e meio na semifinal do torneio. Mas a mudança de postura com o treinador não afetou apenas o ataque alviverde, mas também a defesa, que coleciona um bom desempenho neste período.
- Coritiba desmembra dez primeiras rodadas do Brasileirão. Atletiba será num sábado
- Trabalho durante a semana explica arrancada do Coritiba
Pachequinho assumiu o comando do Coxa na derrota por 2×0 no clássico diante do Atlético, na Arena da Baixada. No total, foram oito partidas e seis gols sofridos. Com o técnico Paulo César Carpegiani, o Alviverde havia tomado seis gols em seis partidas. Além disso, o Coritiba provou que a melhor forma de se defender é atacando.
Com outra postura e com um futebol mais eficiente, o time marcou nada menos do que 16 vezes nestes oito jogos com Pachequinho. Antes, o Coxa penou quando Carpegiani estava no comando. Foram apenas quatro gols marcados em seis partidas na temporada.
A prova desse equilíbrio adquirido na temporada foi a goleada por 5×0 diante do Cascavel, fora de casa, no último domingo, no duelo de ida das quartas de final do Paranaense. Mesmo com alguns desfalques, o time coxa-branca teve uma atuação equilibrada, atacou e defendeu com a mesma intensidade e o reflexo apareceu no placar. Com isso, o Verdão encaminhou a sua classificação para as semifinais do Estadual.
Com a vantagem de cinco gols adquirida para a partida de volta, que deve ocorrer no sábado, no Couto Pereira, o Coritiba vai tentar manter o bom futebol e buscar mais uma vitória no Campeonato Paranaense. O time alviverde vai tentar, na sequência, alcançar a liderança geral e ter a vantagem, em uma possível decisão, de jogar a segunda partida no Alto da Glória. A diferença atual para o Paraná Clube é de cinco pontos.
“Estamos na reta final. Apesar de a vaga estar praticamente garantida, ainda precisamos vencer essa partida para poder garantir uma decisão e uma final na nossa casa. Temos que manter essa evolução que a gente vem tendo. Fizemos uma boa partida contra o Cascavel, mas temos que melhor ainda. Esse é o pensamento, de sempre crescer, melhorar e vamos encarar a partida dessa maneira”, cravou o goleiro Wilson.
O Coxa, caso não vença o Cascavel, no Couto Pereira, pode perder o direito de disputar a semifinal dentro de casa caso o Cianorte vença o Prudentópolis, no Albino Turbay. O Leão do Vale venceu o jogo de ida e tem os mesmos 23 pontos do Verdão na classificação, mas tem sete gols de saldo a menos que a equipe alviverde. Por isso, apesar da grande vantagem, o Coritiba precisa vencer a Serpente para manter a vantagem de decidir no Couto seu futuro no Paranaense.