O Coritiba já tem um treinador para a temporada 2014. Em entrevista coletiva no Couto Pereira, o presidente Vilson Ribeiro de Andrade oficializou a contratação de Dado Cavalcanti. Aos 31 anos, o jovem treinador chega ao clube credenciado pelos recentes trabalhos, principalmente à frente do coirmão Paraná Clube – onde não conseguiu o acesso à primeira divisão. Seu primeiro grande desafio, além de auxiliar na montagem de uma equipe competitiva, será manter a hegemonia estadual do Alviverde, com a conquista do pentacampeoanto paranaense.
Apontado como a revelação entre os treinadores do Campeonato Paulista desse ano, onde alcançou às semifinais com o modesto Mogi Mirim, o promissor treinador ganhou a admiração de Vilson Ribeiro de Andrade pelo bom trabalho que realizou à frente do Paraná Clube. No coirmão, o treinador foi contratado para levar o clube à elite do futebol nacional, mas não obteve êxito na missão. Irregular na parte final da competição, o Tricolor terminou o Brasileiro da Série B na 8.ª colocação com 57 pontos, três pontos atrás do Figueirense, último time a se garantir na Série A do ano que vem. O acesso não foi alcançado pelos lados da Vila Capanema, entre outros fatores, pela dificuldade em honrar os compromissos financeiros. Mesmo assim, o treinador obteve destaque pela montagem de um time competitivo, apesar de poucos recursos. Durante os 38 jogos da competição acumulou 16 vitórias, 9 empates e 13 derrotas (50% aproveitamento).
Dado Cavalcanti teve efetivamente pouco tempo de descanso entre seu desligamento do Paraná Clube, dia 30/11, e a mudança de ares para o Alto da Glória. O treinador estava em Foz do Iguaçu, descansando com a esposa, e desembarcou na capital ontem à noite. Aposta de Vilson Ribeiro de Andrade, o treinador chega ao Alviverde avalizado também pelo principal jogador do time. Às vésperas de completar 37 anos, o meia Alex não vê problemas na pouca idade do treinador, de 31 anos. Muito em função de ter sido comandado durante boa parte do ano por Marquinhos Santos, outro representante da nova geração de técnicos e que possui 33 anos. “A idade não é uma coisa que pra mim seja problema, trabalhei com o Marquinhos, que é um treinador que tem muita competência. Todos falam muito bem do Dado”, disse Alex.
Alex fica
Na coletiva de imprensa, Vilson também confirmou que Alex permanece no Coritiba no ano de 2014. Os dois se reuniram no início da manhã e conversaram sobre as desavenças entre ambos nos últimos meses. Também foi anunciado que o auxiliar técnico Tcheco, que foi o técnico interino do time nas três últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, será o gerente de futebol do alviverde.
A confirmação de Dado Cavalcanti no comando do Coritiba representa o passo inicial do projeto para o próximo ano. E assim como fez no Paraná Clube, o treinador deve participar do processo de reformulação do elenco. “Alguns jogadores fizeram sua parte e tenho essa pretensão de levá-los comigo”, havia dito, em uma das últimas coletivas no Tricolor. A diretoria já negocia com o lateral-direito Roniery, pertence ao Paraná, e ainda vê com bons olhos a vinda do volante Moacir, que é vinculado à Tombense, de Minas Gerais, time parceiro da empresa financeira BMG.