O início animador do Coritiba no Campeonato Brasileiro, quando chegou até a brigar pela liderança, iludiu o torcedor alviverde de que a temporada de 2017 seria diferente das últimas. Com 19 pontos e beirando a zona de rebaixamento, o Coxa tem um desempenho muito parecido com o seu rendimento no final do primeiro turno dos últimos anos, quando apenas lutou para não ser rebaixado à segunda divisão do futebol nacional.
- Jogadores do Coxa admitem má atuação, mas mostram confiança
- Coritiba mostra desorganização e nervosismo em derrota pro Galo
- Apesar de estreia ruim, Marcelo Oliveira vê Coritiba pronto pra reagir
No Brasileirão deste ano, o Coritiba ainda tem dois jogos para tentar mudar seu rumo na disputa da competição nacional. Nesta quinta-feira encara o São Paulo, no Morumbi, e no domingo recebe a Chapecoense, no Couto Pereira. São dois concorrentes diretos e dois resultados positivos podem afastar o Verdão definitivamente da área de risco do torneio e galgar algo maior a partir do segundo turno.
“Vamos reverter isso. Tem um impacto às vezes entrar na zona de rebaixamento, mas vamos recuperar jogadores. Todo mundo que está por aqui não está por acaso, não veio para cá porque tem um padrinho. Veio porque tem capacidade para acertar. Vamos acertar o time, fazer um time equilibrado e mudar essa situação, tenho absoluta certeza disso”, apontou o técnico Marcelo Oliveira.
De 2012 a 2016, quando lutou para não ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, a melhor campanha do Coritiba no primeiro turno aconteceu em 2013, quando fez 28 pontos e teve rendimento de 49%. Por outro lado, a pior campanha no turno do Brasileirão foi no ano seguinte. O Verdão, na ocasião, conquistou apenas 17 pontos, com somente 29% de aproveitamento.
Já nas temporadas de 2012, 2015 e 2016, quando o Coritiba somou 19, 18 e 21 pontos, respectivamente, os desempenhos foram muito parecidos com o da atual temporada. Assim, o time coxa-branca, para conseguir escapar do rebaixamento, precisou melhorar bastante seu rendimento no segundo turno e isso é algo que terá que acontecer também no Brasileirão de 2017.
Veja a classificação do Campeonato Brasileiro!
Antes disso, nas temporadas de 2005 e 2009, quando o Coritiba foi rebaixado à segunda divisão, as campanhas do clube no primeiro turno foram bastante diferentes. Foram 28 pontos conquistados em 2005, mas a queda de rendimento no segundo turno fez o Verdão cair para a Série B. Já em 2009, o Coxa somou 19 pontos, que é a sua pontuação atual, e não evitou a queda para a segundona do Campeonato Brasileiro.
Neste final de returno, o Coritiba vai tentar reencontrar seu bom futebol. Se conquistar seis pontos contra São Paulo e Chapecoense, o Verdão pode subir na classificação e terminar a primeira parte do Brasileirão na metade de cima da tabela. Mais do que isso, o time alviverde, agora sob o comando do técnico Marcelo Oliveira, precisa reencontrar seu bom futebol para passar longe de brigar novamente contra a degola.