Na 9.ª colocação, bem abaixo do esperado neste início de Série B, o Coritiba tenta manter o ritmo diante da Ponte Preta para continuar subindo na classificação. Já são quatro jogos somando pontos e duas vitórias seguidas, mas o Alviverde não admite outro lugar, senão o G4, e é isso que mira com uma vitória hoje, às 21h, diante da Macaca.

continua após a publicidade

Para tanto, o Coxa terá uma mudança forçada pela expulsão de Marcos Paulo. O substituto ainda é avaliado pelo técnico Ney Franco, que pode, inclusive, mudar o esquema tático. O confronto contra o time de Campinas será o terceiro na Arena Joinville.

Ney Franco avalia que fechar a 5.ª partida somando pontos é fundamental. “Temos que remontar a equipe para esse jogo, tendo em vista que é uma partida com nosso mando de campo. Temos que trabalhar com o objetivo de fazer o quinto jogo consecutivo somando pontos para colocar a equipe entre os primeiros colocados”, projeta o treinador do Coritiba.

Para ele, o time desperdiçou pontos importantes nas duas primeiras rodadas. “Nós gostaríamos de estar numa situação melhor, mas nosso início de competição não foi bom, principalmente no primeiro jogo fora de casa, contra o Náutico, e, depois, contra o América-MG. Estamos devendo uma posição melhor na tabela”, avalia.

continua após a publicidade

Por isso, vencer a Ponte é primordial nesse planejamento do Alviverde. “Aos poucos vamos recuperar essas posições. O que importa é, no final da competição, o Coritiba estar entre os quatro primeiros ou até lutar pelo título”, destaca o treinador.

No entanto, ele ainda tem dificuldades para montar a equipe e mantém dúvidas sobre a formação tática. O que é certo é que Marcos Paulo terá que cumprir suspensão automática e quem entra é Ramon, meia que fez essa função na partida de sexta-feira passada, contra o ASA. Outra certeza é o retorno do atacante Ariel, após ficar um jogo de gancho.

continua após a publicidade

A incerteza fica pelo sistema tático: 3-5-2 ou 4-4-2? Ontem, Ney Franco comandou o trabalho apronto no estádio catarinense, mas não antecipou nada. Se ele quiser manter o esquema, basta deixar Lucas Mendes na zaga.

Caso contrário, saca o defensor e aposta em Enrico. Depois da Macaca, o Coxa encara o Santo André, sábado, no Bruno José Daniel, e entra em “recesso” até o final da Copa do Mundo.