Mesma insatisfeita com os últimos resultados da equipe no Estadual, a torcida coxa-branca compareceu em bom número – pouco mais de 10 mil torcedores – no Couto Pereira, na noite de domingo (22), para assistir o jogo entre Coritiba e Nacional.
Além da expectativa pela recuperação do time, o grande atrativo da partida foi a estreia do atacante Marcelinho Paraíba, a principal contratação do time alviverde até agora no ano do seu centenário.
Precisando da vitória, o técnico Ivo Wortmann alterou o esquema tático, escalando o Coritiba no 4-4-2, com as entradas de Rodrigo Heffner na lateral-direita e Guaru, na lateral-esquerda. Já o técnico Gilberto Pereira armou o Nacional no 3-5-2, na tentativa de vencer o Coritiba e alcançar a segunda colocação na tabela de classificação.
O Alviverde começou a partida com muita velocidade e criando boas jogadas pela esquerda com Guaru e Carlinhos Paraíba. Na frente, tanto Marcos Aurélio como o estreante da noite, Marcelinho Paraíba, procuravam abrir espaços na zaga do Nacional.
Contudo, a primeira chance de gol para o Coritiba foi do zagueiro Pereira que aproveitou uma cobrança de falta de Renatinho, aos 16 minutos, e meteu a cabeça na bola, por cima do gol de Vinícius. Já a primeira oportunidade do Nacional veio aos 22 minutos em uma cobrança de falta que Vanderlei fez firme defesa.
Apesar com o domínio territorial, o Coritiba mostrava os mesmos erros das partidas anteriores, falhando muito nas finalizações. E com os atacantes bem marcados coube a um zagueiro abrir o marcador. Jogada de Renatinho pela esquerda que cruzou para Cleiton, de cabeça, abrir o placar no Couto Pereira.
Após o gol, aos 32 minutos, o Coritiba diminuiu o ritmo e o Nacional avançou o seu meio-campo, sobretudo com Bruno Flores que tentava se aproximar nos atacantes Cris e Paulinho, que estavam muito isolados na frente.
Sem conseguir penetrar no sistema defensivo coxa-branca, no intervalo do jogo, o técnico Gilberto Flores alterou o Nacional sacando o lateral Jackson e colocando Leandro.
Na segunda etapa, o Nacional mudou a postura, marcando a saída de bola do time alviverde que tentava chegar ao ataque na base das triangulações pelo meio, e foi numa tabela entre Renatinho e Pedro Ken, que a bola sobrou para Marcelinho Paraíba, o estreante da noite, fazer a alegria da torcida coxa-branca, após aproveitar o rebote do goleiro Vinicíus.
Contudo, nem bem o Coritiba comemorou o segundo gol, marcado aos 15 minutos, e o Nacional, dois minutos depois, descontou numa cobrança de falta na área que Cris aproveitou e balançou a rede alviverde.
O Coritiba sentiu a marcação do gol e começou a dar espaços para o time do Nacional criar boas jogadas pelos lados do campo. Na tentativa de reequilibrar a partida, Ivo Wortmann mexeu na equipe, sacando Guaru e Rodrigo Hefnner para as entradas de Leandro Silva e Márcio Gabriel, congestionando mais o meio.
Nos acréscimos, o Nacional quase empatou a partida com Geandro que, após um cruzamento pela esquerda de Renan Silva, mandou a bola na trave de Vanderlei.
Com a vitória, o Coritiba chegou aos 24 pontos, ocupando a segunda colocação na tabela de classificação. Na próxima rodada, a última da fase de classificação, o Alviverde encara o Londrina, fora de casa. Já o Nacional manteve-se na terceira colocação e fecha a fase de classificação jogando contra o J. Malucelli, em Rolândia.