Apesar do discurso das chances matemáticas de classificação para a Libertadores do ano que vem, o modesto 11.´ lugar no Campeonato Brasileiro mostra a irregularidade do Coritiba desde que a competição adotou o sistema de pontos corridos. Tirando os dois títulos na Série B, em 2007 e 2010, somente em 2003 o Alviverde foi realmente competitivo na disputa. Foi quando conquistou uma vaga no principal torneio continental. Nos demais anos, o Coxa alternou campanhas medianas como a desta temporada, e as de 2004 e 2008, com os desastres em 2005 e 2009, quando foi rebaixado.

continua após a publicidade

Do time que encantou no primeiro semestre, e inclusive ganhou a alcunha de o mais vitorioso do mundo, com 24 triunfos seguidos, sobrou uma equipe que tende a fechar o ano apenas para se garantir na Sul-Americana. Essa é a análise que os números dos últimos nove anos trazem. Na Série A, só em 2003 o Coritiba entrou na reta final com chances reais de se classificar para a Libertadores. O time conseguiu o intento batendo em 52,9% de aproveitamento. Melhor do que isso, somente na Série B, quando levantou o caneco duas vezes.

Mas a situação ainda pode ser revertida – pelo menos o discurso no Alto da Glória é de buscar a vaga na Libertadores e, se não der, o melhor posicionamento possível. “Ainda estamos motivados e somos profissionais que trabalham no Coritiba. Vamos seguir honrando a camisa até o final e acreditamos que ainda há possibilidades. Temos que ganhar os jogos e é isso que a gente está preparado para fazer”, avalia o técnico Marcelo Oliveira, que chegou a mencionar que 2011 era o melhor ano do Coxa em Campeonato Brasileiro nos anos recentes, mas não é bem assim. Por enquanto, 2008 ganha com 46,5% de proveitamento.

Por isso, o meio-campo Davi garante que o time não perdeu esse foco ainda. “Tem que mostrar. São sete jogos decisivos aí e a gente tem que fazer o maior número de pontos, independente[mente] da classificação. A gente tem que se impor e terminar o campeonato bem. Esperamos que domingo a gente possa fazer um grande resultado e assim dar sequência nos próximos jogos”, finaliza o jogador.

continua após a publicidade

Das partidas que restam, o Coritiba terá América-MG, Flamengo, Santos e Avaí, em casa; Palmeiras, Atlético-MG e Atlético, fora.