Na última colocação do Campeonato Brasileiro e afundado na zona de rebaixamento há algumas rodadas, o fracasso do Coritiba nesta primeira parte da competição nacional pode ser explicado pelos resultados ruins colhidos diante dos times que são seus concorrentes na luta contra a queda para a Série B. Dos oito times que brigam junto com o Verdão contra a degola, o Coxa enfrentou quatro deles e colheu apenas um empate e três derrotas.

continua após a publicidade

O melhor resultado do time comandado pelo técnico Celso Roth aconteceu na primeira rodada do Brasileirão, quando o Alviverde empatou sem gols diante da Chapecoense, no interior de Santa Catarina. Também longe da capital paranaense, o Verdão perdeu para o Criciúma e para o Botafogo, ambos por 1×0, e desperdiçou nessas partidas a chance de sair das últimas colocações e deixar seus concorrentes para trás.

Entretanto, o revés que mais pesa na campanha coxa-branca aconteceu dentro do Couto Pereira. Depois da parada da Copa do Mundo, o Coritiba, contra o até então lanterna do Brasileirão, perdeu para o Figueirense por 2×0 e foi ultrapassado pelo time catarinense na classificação. Se tivesse vencido somente este, o Coxa hoje teria quinze pontos e ocuparia a 14ª colocação na tabela.

Errar é proibido

continua após a publicidade

O duelo contra o Flamengo, no domingo (17), às 16h, no Couto Pereira, abre a sequência de jogos que o Coritiba terá pela frente contra adversários diretos na luta contra o rebaixamento. Se vencer, o Verdão ultrapassará o próprio clube da Gávea e tem boas chances de sair da zona de rebaixamento do Brasileirão. Depois, na quarta-feira, o Coxa faz outro duelo de seis pontos contra a degola, novamente no Couto Pereira, diante do Vitória, que tem catorze pontos e ocupa a 15ª posição.

Se conseguir emplacar duas vitórias nos confrontos contra os rubro-negros carioca e baiano, o Coritiba partirá um pouco mais tranquilo para as três últimas rodadas do primeiro turno do Brasileirão. Dos três últimos duelos, somente o Atlético-MG está brigando no pelotão de frente da competição nacional. Já as partidas contra Palmeiras e Bahia, ambas fora de casa, serão mais uma vez importantes para a equipe de Celso Roth continuar lutando contra o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

continua após a publicidade