Confirmado como primeiro reforço do Coritiba para a temporada 2014, o atacante Zé Love chega com uma missão pessoal. Ele busca um recomeço no Alto da Glória. Principalmente após uma experiência frustrada nos últimos anos no futebol europeu – onde sem espaço no Genoa, da Itália, não atuou em uma partida sequer ao longo de 2013 e conviveu com o ostracismo. Calejado, para dar a volta por cima Zé Love está disposto até a deixar de lado a irreverente alcunha que carrega desde a época em que defendia o Santos, e será apresentado hoje, às 16h no CT da Graciosa, apenas como Zé Eduardo. “O passado só serve de experiência. O mais importante é que cheguei num clube grande como é o Coritiba e que vai me reerguer novamente. Tô com muita vontade de jogar e dar alegrias ao torcedor. É esperar o momento certo de estar em campo”, declarou.

continua após a publicidade

Revelado em 2004 pelo Palmeiras, o jogador acumulou discretas passagens por Portuguesa, Sport, São Caetano e ABC até se firmar no Santos, em 2010. Pelo Peixe, à época comandado pela dupla Neymar e Paulo Henrique Ganso, o jogador conquistou o bicampeonato paulista, a Copa do Brasil de 2010 e a Libertadores do ano seguinte – títulos que projetaram sua carreira. Só que do Genoa, clube italiano onde foi negociado por mais de 5 milhões de euros e que mantém contrato até 2015, o atacante não guarda boas recordações. Depois de passar em branco em dez jogos, Zé Eduardo foi emprestado ao Siena, onde também não foi bem: dois gols em nove jogos. Com apenas 19 jogos desde que deixou o estrelado elenco santista, o jogador afirma que o período foi de reflexão da carreira e amadurecimento pessoal. “A Europa hoje está num nível tático muito à frente de nós, mas foi uma experiência ruim por ter ficado um tempo parado. Com 20 dias (no Genoa) tive uma lesão e fiquei quase um ano parado e isso dificultou minha adaptação. Com o passar dos anos você vai amadurecendo. Quando se é jovem e desponta para o futebol acaba perdendo um pouco o valor das coisas. E eu tive a sorte de despontar muito rápido, mas não dei o valor necessário. Você vai tendo uma cabeça melhor, ficando com os pés no chão, e ter humildade é tudo na vida”, analisa.

Ele projeta um ano vitorioso pelo Coritiba. E pelas características, de constante entrega e raça, o atacante pode até cair nas graças da torcida. “Desde quando teve a especulação que eu estava vindo para o Coritiba eu recebi muitas mensagens via Instagram e via Twitter de incentivo, e boas vindas ao clube. E que a torcida espere muito um Zé dedicado, um Zé com raça, um Zé que vai levantar a torcida e o grupo. Um Zé como o de dois ou três anos atrás, que não desiste nunca, e se Deus quiser com muitos gols”, finaliza.

continua após a publicidade