Não fossem os pontos desperdiçados em confrontos diretos, o Coritiba, na pior das hipóteses, já teria garantido sua permanência na Série A. Dentro ou fora de casa, o Alviverde perdeu pontos para todas as oito equipes que ainda estão ameaçadas pelo descenso: Internacional, Flamengo, Portuguesa, Criciúma, Fluminense, Bahia, Vasco e Ponte Preta. Pior: ainda acumula derrota para o Náutico, time matematicamente já rebaixado.
Os pontos foram desperdiçados ao longo do campeonato, e especialmente em 12 partidas – 8 delas no segundo turno. Dentro do Couto Pereira, a equipe empatou sem gols contra Internacional e Bahia. Além disso, o time também não fez valer seu mando de campo e cedeu os três pontos para Vasco, Flamengo e Criciúma. Já fora de casa, onde o Coxa só venceu uma partida, o desempenho foi ainda pior. Apesar dos empates contra Bahia, Fluminense e Portuguesa, o Alviverde foi presa fácil para Criciúma, Náutico, Ponte Preta e Vasco.
Diante do aproveitamento contra os concorrentes diretos, não seria exagero falar que o Coritiba desperdiçou inúmeras oportunidades para chegar ao fim do campeonato em uma situação tranquila. Bastariam duas vitórias, entre os 12 jogos contra concorrentes diretos, para o Coxa – atual 17.º colocado, com 41 pontos – suprimir os atuais 49% de risco de rebaixamento. O próprio compromisso de domingo, em Caxias do Sul contra o Internacional, que ainda possui chances mínimas de cair, pode ser considerado um confronto direto.
O técnico interino Tcheco sabe disso, e alerta para a necessidade da vitória. ‘É necessário vencer fora, mas temos de ter muita cautela porque é um adversário sob pressão e vai ter casa cheia’, projeta o treinador.