Em meio a mais uma briga contra o rebaixamento, que já vem fazendo parte da rotina do clube nos últimos anos, o Coritiba encara no próximo domingo (6), às 19h30, no Couto Pereira, o Atlético-MG, em um duelo que marcará um reencontro com personagens que estavam presentes no último momento positivo da história do Coxa.
Diante do Galo, o Alviverde ficará frente a frente com o técnico Marcelo Oliveira e os volantes Leandro Donizete e Júnior Urso, presentes nas campanhas dos vice-campeonatos da Copa do Brasil de 2011 e 2012, além de terem conquistado o Campeonato Paranaense.
Dos três, Donizete foi quem esteve mais tempo no clube, onde atuou de 2008 até 2011. Neste período, também acabou rebaixado, em 2009, mas ficou marcado por ter sido campeão estadual três vezes (2008, 2010 e 2011) e era titular na campanha da Copa do Brasil de 2011, quando perdeu para o Vasco, e ao longo do Brasileirão daquele ano, quando a equipe brigou até a última rodada por uma vaga na Libertadores.
Neste último ano, foi comandado por Marcelo Oliveira, que ficou um ano e nove meses no cargo. Neste período, foi o responsável por levar o Coxa a dois títulos estaduais, duas finais de Copa do Brasil e ao recorde de 24 vitórias consecutivas. Depois que saiu do Verdão, o treinador enfrentou o ex-clube sete vezes, com quatro vitórias e três derrotas.
Já Júnior Urso foi o último a passar pelo Coritiba e fez parte de dois momentos do clube. Chegou em 2012, quando, inclusive, bateu um dos pênaltis na final do Campeonato Paranaense contra o Atlético, e também era titular na Copa do Brasil, ficando com o vice-campeonato na decisão diante do Palmeiras. Em 2013 também foi campeão estadual em cima do rival, mas fazia parte do elenco que chegou a liderar o Brasileirão, mas que só se salvou do rebaixamento na última rodada, quando venceu o São Paulo fora de casa.
Atualmente no Atlético-MG, tanto Leandro Donizete quanto Junior Urso são titulares de Marcelo Oliveira. Porém, existe a possibilidade de os dois não iniciarem jogando contra o Coxa no Couto. Na próxima quarta-feira (2), o Galo faz o duelo de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Internacional. Caso passe à decisão, existe a chance de alguns jogadores serem poupados, uma vez que o time mineiro, em quarto lugar, com 60 pontos, tem remotas chances de conquistar o título do Brasileião e já está praticamente classificado para a Libertadores.