O Coritiba volta a campo neste domingo (15) pressionado por todos os lados. Vice-lanterna do Campeonato Brasileiro, com números terríveis na competição e precisando desesperadamente vencer, o Coxa passou mais uma semana dura – com o agravante de ter sido a semana do aniversário de 108 anos do clube. Até o “parabéns pra você” teve problemas. Apesar de arrasada com tanta falta de comando, a torcida dará novo voto de confiança na partida contra o Grêmio, às 19h, no Couto Pereira.

continua após a publicidade

Com promoção de ingressos e entrada livre para menores e mulheres, a expectativa é que o público seja bem maior do que nas últimas partidas em casa. Além disso, uma parcela dos torcedores já está no espírito de primeiro empurrar o Coxa para escapar do rebaixamento, para depois cobrar quem de direito – e decidir no voto quem vai comandar o clube nos próximos anos.

E ter esse pensamento é uma prova clara de amor pelo Coritiba. Afinal, são oito jogos sem vencer no Brasileirão – o último triunfo foi na última rodada do primeiro turno, 2×0 na Chapecoense, dia 6 de agosto (sim, há mais de dois meses), no Couto Pereira. Se contarmos os últimos catorze jogos, esta também foi a única vitória. O retrospecto recente alviverde é lastimável. O Coxa é o único time que não venceu no returno. “Chateado todo mundo fica e isso faz parte. Se a gente perdesse um jogo e ninguém ficasse chateado, aí estaria tudo errado”, confessou o zagueiro Werley, um dos líderes do elenco.

Mesmo assim, o torcedor está se animado a ver o time encarar o único representante brasileiro nas semifinais da Copa Libertadores. Jogo pra lá de difícil, portanto. Só que para o Coritiba não existe mais jogo fácil ou difícil, ou mesmo uma obrigação de mostrar bom futebol. “Às vezes fazemos uma boa partida, como foi contra o Corinthians e o Bahia, e não conseguimos a vitória. Mas agora, independentemente de atuação, o que traz confiança é a vitória”, completou Werley.

continua após a publicidade

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

O zagueiro sabe que o Coxa não tem como pedir alguma coisa nesse momento ao seu torcedor. “É um momento muito difícil, é difícil estar fazendo pedido para a torcida ir, para a torcida nos apoiar, mas, neste momento, tem que estar todo mundo junto”, apelou, ao saber que era boa a venda antecipada de ingressos. “ A torcida vem e nos apoia. Eles acreditam no nosso time, estão torcendo. A gente vai dar o que eles merecem, que é a vitória, uma saída da zona e uma classificação na Sul-Americana”, garantiu o lateral Dodô, que será titular na vaga do suspenso Léo. A única dúvida do time é Cléber Reis, que sentiu uma lesão e pode ser substituído por Walisson Maia ou pelo garoto Thalisson Kelven.

continua após a publicidade

Só que todo o apoio pode se transformar em cobrança, até porque o Coritiba também tem um dos piores aproveitamentos dentro de casa. “Não ganhamos dentro da nossa casa há muito tempo. No Campeonato Brasileiro você tem que ser forte dentro de casa e não tem acontecido isso”, admitiu Werley. E é diante de toda essa pressão, todo esse retrospecto ruim e uma natural desconfiança que o Coxa entrará em campo neste domingo – e ainda tem o Grêmio do outro lado. “Vamos fazer de tudo para que o Coritiba possa ser ainda mais forte e sair desta situação”, finalizou o zagueiro.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
2º Turno – 28ª Rodada

Coritiba x Grêmio

Coritiba
Wilson; Dodô, Werley, Cléber Reis e William Matheus (Thiago Carleto); Jonas, Alan Santos, Matheus Galdezani e Tiago Real; Rildo e Henrique Almeida.
Técnico: Marcelo Oliveira

Grêmio
Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Cortez; Jaílson, Arthur, Ramiro, Everton e Fernandinho; Lucas Barrios.
Técnico: Renato Gaúcho

Local: Couto Pereira
Horário: 19h
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)