O técnico Marcelo Oliveira será apresentado e começará a trabalhar hoje no Coritiba. O retorno do treinador, sempre vitorioso por onde passou, já tem um foco bem definido: arrumar a defesa coxa-branca. Ponto forte no início do Campeonato Brasileiro, quando o time alviverde, inclusive, chegou a brigar pela liderança da competição nacional, o sistema defensivo do Verdão virou uma peneira e tomou, nas últimas oito partidas, nada menos do que 18 gols.
- Alan Santos elogia chegada de Marcelo Oliveira ao Coritiba
- Nova derrota alviverde no Brasileirão aponta caminhos para novo técnico
- Repetir sucesso de 2011, o desafio de Marcelo Oliveira no Coritiba
O Coxa, que tinha uma das melhores defesas do Campeonato Brasileiro, aparece agora entre os piores rendimentos neste quesito do torneio. O Coritiba tem sofrido com desfalques de jogadores importantes – como do zagueiro Werley -, além de falhas individuais grotescas, como do volante Edinho contra a Ponte Preta e do zagueiro Márcio contra o Flamengo.
A participação do Coritiba neste Campeonato Brasileiro pode ser dividida em duas partes. Nos primeiros oito jogos, quando sofreu apenas uma derrota, o time alviverde sofreu apenas quatro gols. O Verdão apresentava-se organizado em campo e era difícil furar a defesa coxa-branca. Não a toa a equipe comandada pelo técnico Pachequinho figurou entre os seis primeiros colocados do Brasileirão.
Na nona rodada, ao perder para o Grêmio, em Porto Alegre, por 2×0, o Coritiba iniciou seu pior momento na competição. Deste duelo até agora, o time coxa-branca, em oito partidas, venceu apenas o Avaí, fora de casa. Foram seis derrotas e 18 gols sofridos. Somente na vitória sobre o Avaí por 4×1 o Coxa não sofreu dois gols ou mais. A goleada por 4×0 sofrida para a Ponte Preta, semana passada, resultou inclusive na demissão do técnico Pachequinho.
Mas agora o momento é outro. Marcelo Oliveira volta ao Coritiba cinco anos depois de deixar o clube. O foco do treinador será certamente de encontrar novamente o equilíbrio necessário entre defesa e ataque para que o time alviverde possa voltar a vencer no Campeonato Brasileiro. A primeira meta é se afastar da zona de rebaixamento e depois voltar a pensar em algo maior na disputa da competição nacional.
“É um cara vitorioso, tem títulos, experiente e conhece muito do futebol. Vai ser muito bom que ele vai colocar a filosofia dele de trabalho, vai acrescentar muitas coisas boas. A gente tem que trabalhar nesta semana cheia para que possa retomar no Campeonato Brasileiro. Já são vários jogos sem vitória. É difícil. No Campeonato Brasileiro, não pode ficar muito tempo sem pontuar”, apontou o volante Alan Santos.
Veja a classificação atualizada do Brasileirão!
O Coritiba vai tentar voltar a vencer diante do Atlético-MG, neste domingo (30), às 16h, no Couto Pereira. Será a estreia do treinador no comando do Verdão. A fase não é boa, mas além do primeiro jogo do técnico Marcelo Oliveira, o bom segundo tempo feito diante do Flamengo, no último sábado, dá mostras de que o Coxa pode retomar um bom caminho no Brasileirão.
“Foi muito importante o resgate dos atletas. Eles saíram muito machucados depois do jogo contra a Ponte pelo resultado e pela perda do Pachequinho, que é um ídolo do clube e um ídolo nosso. Hoje (sábado), eles resgataram o amor e o orgulho, isso foi fundamental para que pudéssemos competir de igual para igual com o Flamengo. Uma pena que detalhes somaram a favor do Flamengo, mas, no segundo tempo, houve um crescimento da equipe e uma entrega muito legal”, concluiu o preparador físico Robson Gomes, que comandou o Coritiba diante do Flamengo.