Preparação

Com menos competições, Coxa evitará desgastes em 2017

De fora da Primeira Liga por opção e sem conquistar a vaga na Copa Sul-Americana, já que terminou o Campeonato Brasileiro na 15ª posição, o Coritiba, com essas duas competições a menos para disputar, terá, em 2017, uma temporada menos desgastante. O Verdão, neste ano, disputou ao todo cinco torneios e entrou em campo nada menos do que 67 vezes, ou seja, disputou uma partida a cada cinco dias em 2016.

Com isso, o Coxa, no primeiro trimestre, terá um tempo maior para se dedicar à parte física, já que terá praticamente somente o Campeonato Paranaense para disputar e a Copa do Brasil, que deve iniciar em março. Por isso, o clube vai manter os mesmos moldes da pré-temporada de 2016, quando, apesar dos jogos pela Primeira Liga, Estadual e Copa do Brasil, os trabalhos específicos aconteceram até o final de março.

Segundo o preparador físico do Alviverde, Robson Gomes, que coordenará mais uma vez a preparação da pré-temporada, com a manutenção dessa metodologia de trabalho, espera-se que o time coxa-branca atinja uma performance muito próxima do ideal para o restante do ano.

“O ano de 2017 se projeta com uma ideia muito interessante e nós esperamos que, em conjunto com os demais integrantes da comissão técnica e com o alto índice de performance dos atletas, chegar o mais perto do ideal possível”, explicou ele.

Em 2017, o Coritiba, por não concordar com a divisão das cotas de televisão, decidiu, ao lado do Atlético, não disputar a Primeira Liga. Nesta temporada, no primeiro ano da competição regional, o Verdão caiu na primeira fase, depois de empatar diante do Internacional, perder para o Grêmio e vencer o Avaí.

Também no primeiro trimestre, o Coxa disputou o Campeonato Paranaense e entrou em campo em 17 oportunidades até o dia 8 de maio, quando perdeu a final para o Atlético, no Couto Pereira. O Alviverde também teve pela frente a Copa do Brasil, mas entrou em campo pela competição nacional somente três vezes, uma vez que, depois de vencer o Guarany-CE, fora de casa, e eliminar a partida de volta, o time acabou sendo eliminado na segunda fase para o Juventude.

Com isso, sobraram as disputas do Campeonato Brasileiro e da Copa Sul-Americana. Em meio à luta contra o rebaixamento, o time coxa-branca conseguiu fazer uma boa campanha na competição internacional. O Verdão chegou até as quartas de final do torneio depois de eliminar o Vitória e o Belgrano, da Argentina, mas acabou sendo eliminado pelo Atlético Nacional, da Colômbia, que é também o atual campeão da Libertadores da América.

Em 2017, o Coritiba, fora da Copa Sul-Americana, poderá se dedicar exclusivamente à disputa do Campeonato Brasileiro, já que neste ano, o Verdão, com viagens mais longas para a Argentina e para a Colômbia, acabou sentindo bastante o desgaste, que acabaram, em alguns momentos, comprometendo seu desempenho nas duas competições. Será, sem dúvidas, um ano menos desgastante e que o torcedor coxa-branca espera que seja também sem sustos no Brasileirão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna