Um jogo decisivo e ao mesmo tempo um “rito de passagem”. O Coritiba enfrenta o Flamengo neste sábado (22), às 19h, no estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, sabendo que precisa e muito de um resultado para não correr o risco de ficar perto demais da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo, é uma espécie de intervalo entre o período de Pachequinho e a estreia de Marcelo Oliveira – que está com a delegação, estará na Ilha do Urubu mas não comandará o Coxa à beira do gramado.

continua após a publicidade

Mesmo contratando o treinador um dia depois da queda de Pachequinho, a diretoria alviverde preferiu manter a programação feita quando da troca do comando – e também da saída do auxiliar Márcio Goiano. Será mesmo o preparador físico Robson Gomes, o mais experiente membro da comissão técnica permanente, a comandar a equipe diante do Mengão. Robson tem um histórico no Coxa desde os anos 1990, e tem mais de 500 jogos pelo clube. E continuará na comissão de Marcelo Oliveira, que terá Cleocir Santos, o Tico, e Juvenílson de Souza como seus auxiliares.

Robson voltou ao Coxa depois de quase encerrar a carreira como fisicultor para investir na vida de técnico. Em 2015, chegou a fazer estágios em Atlético de Madrid e Barcelona, e estava pronto para entrar no curso de treinadores da CBF, quando foi chamado por Gilson Kleina para trabalhar no Coritiba. Kleina saiu rapidamente e Robson continuou.

O interino não vai fazer loucuras. “Vamos fazer um trabalho seguro, responsável, até porque tenho confiança na qualidade dos atletas”, comentou Robson, que aproveitou para elogiar o antecessor. “O trabalho de dia a dia feito pelo Pacheco era excepcional. Vamos dar continuidade nesse trabalho, junto da comissão permanente do Coritiba”, completou.

continua após a publicidade

Como preparador físico, Robson Gomes sabe que não adianta treinar muito. Por isso, houve apenas um treinamento antecedendo a partida deste sábado. “São muitos jogos, e todo esse processo estava previsto. E como o grupo para o jogo vai ter poucas alterações, e está praticamente definido, foi possível trabalhar em cima desse time e também conversas individuais, além das reuniões de equipe. Precisamos recuperar os jogadores”, explicou.

Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!

continua após a publicidade

Em campo, a chamada de Léo, Alan Santos e Alecsandro para reforçar a delegação no Rio de Janeiro indica as possíveis alterações. Os dois primeiros deverão voltar à equipe naturalmente, e Alecsandro disputa uma posição no ataque com Henrique Almeida e Neto Berola. Nas outras posições, até pelos desfalques que persistem (Werley, Iago, Kléber), não haverá mudanças.

E Robson quer “entregar a casa arrumada” para Marcelo Oliveira. “Fiquei muito orgulhoso de ser escolhido para este momento. O Coritiba tem profissionais de nível em todos os setores, e nessa necessidade o presidente (Rogério) Bacellar e o (diretor Ernesto) Pedroso depositaram a confiança em mim. Vou procurar retribuir essa confiança, e tentar influenciar os jogadores a voltar a mostrar o que eles podem oferecer”, finalizou o preparador físico.

Ficha técnica

BRASILEIRÃO
1º Turno – 16ª Rodada

FLAMENGO x CORITIBA

Flamengo
Thiago; Pará, Juan, Rafael Vaz e Trauco; Rômulo, William Arão, Mancuello e Éverton Ribeiro; Guerrero e Geuvânio.
Técnico: Zé Ricardo

Coritiba
Wilson; Léo, Márcio, Luizão e William Matheus; Alan Santos, Jonas, Matheus Galdezani e Tomas (Henrique Almeida); Neto Berola e Rildo.
Técnico: Robson Gomes

Local: Luso Brasileiro (Rio de Janeiro-RJ)
Horário: 19h
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (Fifa-SC) e Neuza Inês Back (Fifa-SC)