O Coritiba confirmou a sua ascensão no Campeonato Paranaense e encerrou a primeira fase com vitória. O time jogou o suficiente para vencer o Maringá por 3×1, neste domingo (27), no Couto Pereira, chegou aos 20 pontos e terminou na terceira colocação. Nas quartas de final, o Verdão terá pela frente o Toledo, isso se o Londrina não recuperar os pontos no julgamento do pleno do STJD, dia 31. Se isso acontecer, o Coxa terá o clássico contra o Atlético nas quartas.
Inconstante na etapa inicial, o Coritiba criou a primeira boa chance aos 2 minutos. Depois da boa jogada de Vinícius, Juan apareceu livre, a zaga afastou mal e Dudu desperdiçou na cara do gol. O Maringá equilibrou, principalmente depois que acertou a marcação pelos lados do campo. Aos 13, Andrezinho fez boa jogada e quase acertou o ângulo de Elisson. Na sequência, a história da partida poderia ter mudado. Depois do lançamento de Vinícius, Juan foi empurrado na área por Rogélio, mas a arbitragem nada marcou.
Com dificuldades para sair da boa marcação do time maringaense, o Coxa passou a dar espaços e correu risco de tomar o primeiro gol aos 24 minutos. Em contra-ataque rápido puxado por Felipe, Gabriel Barcos apareceu livre, mas na cara do gol, se atrapalhou e desperdiçou. O Verdão retomou o domínio da partida na reta final do primeiro tempo. Com Juan caindo mais pelo lado esquerdo, o time passou a ser perigoso novamente.
Aos 40, Kléber recebeu de Vinícius, arriscou de fora e a bola saiu por pouco. Ainda no final, deu tempo para Dudu, após cruzamento de Carlinhos, cabecear no canto e Ednaldo salvou.
O Coritiba mostrou antes do primeiro minuto da etapa final que voltou mais ligado. Aos 21 segundos, Juan cruzou, Vinícius se esticou e quase marcou. Insistente, o Verdão abriu o placar aos 2 minutos. De fora da área, Vinícius chutou no canto e venceu o goleiro Ednaldo. Quando passaria a ter mais espaços, o Coxa falhou na defesa e tomou o empate aos 8 minutos. Hiago fez a jogada e cruzou para Felipe cabecear para o gol.
Apesar do gol, o time coxa-branca continuou melhor na partida. Em dois lances seguidos, Kléber e Ceará arriscaram de fora e por pouco não recolocaram o Verdão em vantagem. Aos 18 minutos, o Coxa teve uma grande oportunidade de marcar. Depois da defesa de Ednaldo na cobrança de falta de João Paulo, Ceará pegou o rebote, cruzou para Luccas Claro, que tocou para Alan Santos na área, mas o camisa 5, desmarcado, cabeceou para fora.
As mudanças promovidas pelo técnico Gilson Kleina, sobretudo as entradas dos atacantes Ortega e Leandro, não surtiram o efeito esperado. O Coxa, então, se desorganizou em campo e o Maringá, na base do desespero, passou a atacar. Aos 34, a zaga alviverde parou, Vieira fez o cruzamento para Andrezinho e Elisson fez grande defesa e salvou o Coritiba de tomar a virada.
O Verdão, no final, foi com tudo para cima do time do interior. Insistente, a equipe coxa-branca foi recompensada aos 44 minutos. De fora da área, Leandro bateu no canto sem chances para Edvaldo e fez o segundo. Ainda cabia mais. Com espaços, o Coxa ampliou aos 49. Ceará cruzou e Kléber definiu a vitória alviverde e o rebaixamento da Zebra.
Confira como está a classificação do Paranaense 2016!