O Coritiba não saiu da zona do rebaixamento, mas tem motivos para comemorar o empate sem gols frente ao Internacional, ontem, em Caxias do Sul. No primeiro jogo sob o comando interino de Tcheco, o time fez a opção por um jogo ‘de segurança’. Procurou não se expor e saiu de campo comemorando o ponto que fez com que o Coxa colasse no Fluminense, primeiro time fora da ZR. Pelos outros resultados da rodada, muitos acreditam que com uma vitória (45 pontos) é possível escapar da degola.
O Internacional apostava suas fichas em uma vitória para garantir matematicamente a permanência na Série A. Com o retorno de Leandro Damião, partiu pra cima do Coritiba. Apesar do volume de jogo, o colorado gaúcho não conseguia criar uma jogada efetiva de gol. Aos 16 minutos, Damião dominou no peito, girou sobre Chico, mas bateu fraco para a defesa de Vanderlei. Logo depois, Tcheco foi obrigado a fazer a primeira mudança. Geraldo levou uma pancada na coxa e deixou o gramado para a entrada de Diogo, com Carlinhos ganhando maior liberdade.
Acuado, o Coritiba não conseguia sair de seu campo defensivo. Tanto que o primeiro chute contra a meta de Muriel ocorreu aos 23 minutos, com Victor Ferraz, de longe. Dez minutos depois, o Inter teve a sua melhor chance. Na jogada entre Otávio e Damião, o atacante tocou de calcanhar para o arremate de Josimar, que parou nas mãos de Vanderlei. Aos 40 minutos, foi a vez de Leandro Damião desperdiçar uma oportunidade incrível. Otávio fez a jogada pela direita e cruzou, mas o artilheiro errou o cabeceio.
No segundo tempo, o Coritiba voltou com uma nova postura tática. Avançando Chico para a cabeça-de-área, Tcheco abriu mão dos três zagueiros e procurou ‘adiantar’ suas linhas de marcação. Melhor distribuído em campo, o Coxa evitou uma pressão maior, mesmo não conseguindo levar muito perigo à meta colorada. O Inter continuava ameaçando com Damião, que tentou de bicicleta e até de fora da área, mas sem acertar a pontaria. Tcheco foi obrigado e fazer nova alteração por lesão, trocando Willian por Germano. Aos 26 minutos, após cruzamento da direita, Josimar – livre de marcação – finalizou por cima do travessão. Pouco depois, numa bola rebatida pela defesa, D’Alessandro bateu de fora da área e acertou a trave.
O Coritiba, que vivia de lances esporádicos de bola parada, perdeu uma grande oportunidade no último minuto. A zaga do Inter vacilou e Germano ficou sozinho, mas chutou pra fora. Agora, Tcheco terá uma semana para preparar o time visando a decisão frente ao Botafogo. Domingo, o Coxa entra em campo precisando da vitória, o que não acontece há cinco rodadas.