O Coritiba mudou sua realidade no Campeonato Brasileiro em apenas quatro dias. Depois de vencer o São Paulo, na última quinta-feira (3), o time coxa-branca emplacou sua segunda vitória seguida na competição nacional no domingo (6) – quando, no Couto Pereira, bateu a Chapecoense por 2×0 e se afastou um pouco mais da zona de rebaixamento. Com seis pontos de vantagem para o tricolor paulista, primeiro time da ZR, o Verdão chegou aos 25 pontos e subiu para a primeira página da classificação. O desafio agora é diante do Atlético-GO, lanterna do Brasileirão, sábado (12), em Goiânia.
Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!
Embalado pela vitória sobre o São Paulo, no Morumbi, o Coritiba encontrou um adversário bastante retrancado. Foi, na verdade, um primeiro tempo bem fraco tecnicamente. Os dois times justificaram porque estão brigando para sair da parte debaixo da classificação. Para o Verdão, jogar bem ficava em segundo plano, já que a vitória era fundamental para as pretensões do clube no Brasileirão.
Mesmo não tendo uma grande atuação, o Coritiba foi melhor que a Chapecoense. O técnico Marcelo Oliveira, contando novamente com William Matheus e sem grandes opções para a criação, escalou Carleto para jogar ao lado de Matheus Galdezani. A estratégia não deu muito certo, mas funcionou para reforçar as bolas paradas do time alviverde. Foi assim que surgiu o primeiro gol, na metade do primeiro tempo. Carleto cobrou falta com perfeição e Alecsandro, depois de 11 jogos, enfim fazer seu primeiro gol pelo Verdão. Na comemoração, a tradicional careta que ficou marcada nas comemorações do seu pai, Lela, que brilhou com a camisa coxa-branca na década de 80.
O gol era tudo que o Coritiba precisava para, além de ganhar mais tranqüilidade no jogo, também desmanchar a retranca imposta pela Chape. Mas o time catarinense, bastante desfalcado e frágil ofensivamente, não conseguia ter força ofensiva para buscar o empate. Melhor para o time de Marcelo Oliveira, que ampliou, já nos minutos finais, com Rildo, em um belo chute de fora da área.
Confira a classificação do Campeonato Brasileiro!
O Coritiba diminuiu o ritmo no segundo tempo. Com dois gols de vantagem, o Verdão passou a controlar a partida. Mas o time alviverde, no início do segundo tempo, tomou alguns sustos. A entrada de Penilla na vaga do volante Luiz Antonio deixou a Chape mais ofensiva. Arthur criou duas chances, mas Márcio, em cima da linha, e Wilson salvaram o Coxa de tomar o primeiro gol.
Aos poucos, o Coritiba corrigiu a sua marcação, tinha espaços, mas não conseguia explorar os contra-ataques. O técnico Marcelo Oliveira, então, colocou Neto Berola, mas a bola pouco chegou. A Chape, praticamente entregue em campo, abusou das bolas aéreas e que foram bem controladas pelo sistema defensivo alviverde.
Mais seguro do que nas últimas jornadas no Couto Pereira, o Coritiba, somente nos minutos finais do jogo chegou com perigo ao gol de Jandrei. William Matheus e Neto Berola por pouco não ampliaram a vantagem. Mas não precisava, já que o Coxa, longe de ser brilhante, garantiu com louvor a segunda vitória seguida e que lhe dá mais tranqüilidade no Brasileirão, agora mais longe da zona de rebaixamento e novamente mais perto do G6.