Acabou o jejum de vitórias do Coritiba. Depois de cinco jogos sem vencer, o time coxa-branca, já eliminado da Taça Caio Júnior do Campeonato Paranaense, não conseguiu jogar bem novamente, mas com um gol contra do goleiro João Gabriel, venceu o Cianorte por 1×0, na tarde deste sábado (17). Com o resultado no Estádio Couto Pereira, a equipe saiu da lanterna do grupo A. O Verdão se prepara agora para a última rodada do segundo turno do Estadual quando encara o Cascavel, nesta quarta-feira (21), no Estádio Olímpico Regional, no Oeste do Estado.
No Couto Pereira praticamente em silêncio, já que a torcida organizada Império Alviverde, em protesto à má fase do Coritiba, não entrou no estádio, o time alviverde teve mais uma vez uma atuação sofrível. É bem verdade que o Verdão criou a primeira chance com Julio Rusch, aos 2 minutos, que acabou com a boa defesa do goleiro João Gabriel.
Apesar de tentar, sem sucesso, uma pressão inicial, o Coritiba diminuiu o ritmo. O Cianorte, então, equilibrou o jogo e passou a criar boas chances de marcar. Aos 22, depois do cruzamento de Rafael Xavier, Léo Andrade falhou e Neto Costa, livre, cabeceou e o goleiro Wilson fez seu primeiro milagre no jogo. O time alviverde respondeu na sequência. Depois da boa troca de passes pela direita, Thiago Lopes ajeitou, Pablo encheu o pé e João Gabriel salvou o Leão do Vale.
Confira o lance a lance do jogo
Mesmo jogando em casa, mas sem capacidade para atacar, o Coritiba tentava atrair o Cianorte para o seu campo para buscar os contra-ataques. Aos 35, foi desta forma que o Verdão quase marcou, mas depois do cruzamento de Pablo, Thiago Lopes errou o alvo. O Leão da Vale teve a grande chance de abrir o placar aos 38 minutos. Em um lance infeliz de Léo Andrade, improvisado na zaga, o jogador colocou o braço na bola dentro da área. Na cobrança da penalidade, Wilson fez grande defesa na cobrança de Richarlyson e, como de costume, salvou o Coxa de tomar o primeiro gol.
O segundo tempo começou com uma lambança do Cianorte que resultou no primeiro gol do Coritiba. Aos 2 minutos, depois da cobrança de escanteio de Julio Rusch, o goleiro João Gabriel, ao tentar socar a bola, acabou se atrapalhando com seu companheiro de time e acabou marcando gol contra.
Com a vantagem no placar, o Coritiba se soltou em campo e quase ampliou quatro minutos mais tarde. Depois de outro escanteio bem cobrado por Julio Rusch, Léo Andrade escorou e o atacante Pablo, livre na pequena área, mandou para fora. O Leão do Vale, por sua vez, que havia feito um bom primeiro tempo, acabou sentindo o gol sofrido e demorou para se reencontrar no jogo.
Confira a classificação da Taça Caio Júnior
Somente depois das entradas do meia Edilson e do atacante Maikinho é que o Cianorte conseguiu ter um novo ritmo ofensivo. O Leão do Vale, na verdade, adiantou a sua marcação e dificultou a saída de bola do Coritiba. Assim, as chances de empate passaram a ser criadas seguidamente. Aos 19, Rafael Xavier passou por Marcos Moser, chutou no canto e Wilson salvou de novo. Na sequência, foi a vez de Maikinho aparecer livre e o arqueiro alviverde fez outra grande defesa.
Cada vez mais ofensivo, o Cianorte passou a dar mais espaços para o Coritiba. No entanto, o time coxa-branca não conseguia ser organizado o suficiente para ampliar a vantagem. Nas raras investidas do Verdão, já na reta final da partida, Alecsandro fez boa jogada, serviu Yan Sasse que, na cara do gol, mandou por cima. O Leão do Vale foi para o tudo ou nada nos minutos finais, mas prevaleceu a boa postura defensiva alviverde e, especialmente, as boas intervenções de Wilson, que garantiu a vitória depois de um jejum de cinco jogos.
CAMPEONATO PARANAENSE
Taça Caio Júnior – 4ª Rodada
Coritiba 1×0 Cianorte
Local: Estádio Couto Pereira
Árbitro: Adriano Milczvski
Assistentes: Luiz Paulo Galli e Alecsandri Euzebio da Silva
Gols: João Gabriel (contra), 2 do 2º
Cartões amarelos: Pablo (COR), Alvarenga (CA)
Público pagante: 2.234
Público total: 2.427
Renda: R$ 47.985,00
Coritiba
Wilson; Marcos Moser, Romércio, Léo Andrade e Benítez; João Paulo, Julio Rusch, Matheus Galdezani (Alvarenga) e Thiago Lopes (Yan Sasse); Pablo (Guilherme Parede) e Alecsandro.
Técnico: Sandro Forner
Cianorte
João Gabriel; Guilherme Lucena (Gerônimo), Marcão, Feliphe Gabriel e Formiga; Carrilho, Morelli, Richarlyson (Maikinho) e Rafael Xavier (Edilson); Murilo e Neto Costa.
Técnico: Marcelo Caranhato