Com um cenário complicado depois que empatou com o Figueirense em 1×1, no Couto Pereira, quando o técnico Ney Franco foi demitido, o Coritiba viu, após a vitória por 3×1 sobre o Goiás, suas chances de rebaixamento diminuírem. Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, a chance do Verdão cair para a Série B, que chegou a ser de 66%, caiu para 52%.
A chance do Coxa escapar do rebaixamento só não é maior graças à vitória do Figueirense, fora de casa, diante da Ponte Preta, por 1×0. O time catarinense chegou aos 39 pontos e agora tem 17% de chances de queda à Segunda Divisão. A exemplo do time alviverde, a equipe catarinense tem duas partidas para realizar dentro de casa nas três últimas rodadas do Brasileirão.
Assim, a primeira vista, o principal concorrente do Coritiba na luta contra o rebaixamento passa a ser o Avaí. O Leão da Ilha, que venceu o clássico contra o Joinville por 2×1, anteontem, dentro de casa, tem 46% de chances de cair à Segunda Divisão. Para complicar a situação, o Avaí terá duas partidas para realizar fora de casa contra Fluminense e Corinthians e, no meio do caminho, fará apenas um jogo na Ressacada diante da Ponte Preta.
Apesar de não ser determinante, o fator casa, pelo menos para o Coritiba, não quer dizer muita coisa. O Verdão, que tem pela frente no Couto Pereira ainda o Santos e o Vasco, tem apenas 43% de aproveitamento como mandante e é o segundo pior neste quesito dentro do Brasileirão.
Confiança
Por mais que os resultados não tenham ajudado e o Coritiba não tenha saído da zona de rebaixamento, a confiança do técnico Pachequinho e dos seus comandados é grande para a reta final do Brasileirão. O treinador alviverde admitiu que, neste momento, vale secar seus concorrentes na luta contra o rebaixamento, mas sem perder o foco no trabalho.
“Temos que focar nosso trabalho, no próximo jogo, que é a nossa decisão. Claro que vamos torcer sempre para que outros resultados nos favoreçam. Nós tínhamos quatro decisões e agora temos só três. A entrega que esses atletas tiveram no jogo de hoje (anteontem) foi fantástica. Nós temos que focar no nosso trabalho e desenvolver da melhor maneira. Já temos um jogo dificílimo neste fim de semana”, concluiu o treinador alviverde.
João Paulo vive boa fase
O volante João Paulo, de contestado pela torcida e quase dispensado, tornou-se um dos principais jogadores do Coritiba na campanha irregular no Brasileirão. O jogador, contra o Goiás, além de ter comandado a equipe com a sua experiência e de ter tido um papel importante no setor de contenção, conseguiu marcar um belo gol de fora da área no final do primeiro tempo.
João Paulo é o jogador que mais atuou pelo Coritiba na temporada. Foram 51 jogos, sendo 50 como titular, e 4479 minutos em campo neste ano. O camisa 31, no entanto, dedicou o gol anotado diante do Goiás a todo o grupo. “Graças a Deus saiu o gol, eu quero dar os parabéns para o grupo que está evoluindo e agradecer a todos pelo apoio, principalmente a minha família”, destacou.
João Paulo, com uma característica de segundo volante, foi, em vários jogos, escalado pelo técnico Ney Franco como primeiro e, às vezes, até como único homem no setor de contenção. Foi com a companhia de Alan Santos, principalmente nos dois últimos jogos, que João Paulo tem se destacado mais com a camisa alviverde. “Não tem nem o que falar do João Paulo, ele é um cara que trabalha muito, que se dedica muito no dia a dia e há tempos estava merecendo um gol como recompensa”, frisou o goleiro Wilson.
Saga! Veja mais notícias do Coxa na coluna do Massa!<,/p>