Para preservar 100% de aproveitamento, e ao mesmo tempo não forçar demais os jogadores, o Coritiba muda novamente a escalação contra o Arapongas, às 17h, no Couto Pereira. Hoje, quem fica de fora é o meio-campo Davi, obedecendo o rodízio que o técnico Marcelo Oliveira passou a promover para administrar a maratona de jogos.

continua após a publicidade

Até os treinamentos têm sido controlados, mas o Coxa aposta na melhoria do entrosamento para, conforme os jogos forem acontecendo, não encontrar mais dificuldades como aconteceu contra o Paranavaí. “Os jogadores, principalmente os meias, que têm a dupla função de marcar e chegar na frente, se desgastam mais. A ideia é dar chances a outros jogadores para ganhar mais ritmo, poupando outros que mais pra frente serão importantes”, justifica o treinador.

Para ele, o desgaste tem sido muito grande e pode até complicar a equipe no duelo de hoje, na Capital, já que a previsão é de calor intenso na hora da partida. “Às vezes, passa desapercebido, mas tivemos quatro jogos em uma semana e meia e daqui a pouco serão dez em um mês”, aponta o treinador.

Assim, quem substitui Davi é Lincoln, que foi poupado na rodada anterior, recuperando-se de uma gripe. Com isso, Marcelo Oliveira garante que a base da equipe não perde nada. “É importante ter uma estrutura básica para ir moldando e repetindo esses jogadores, para eles poderem, dentro do campo, se entrosar mais e criar jogadas de forma natural. O Lincoln vai conhecendo melhor o Rafinha. Já o Rafinha vai saber como o Marcel prefere a bola”, exemplifica.

continua após a publicidade

Quanto ao Arapongas, o técnico prevê um jogo complicado. “Foi um adversário complicado em 2011. No primeiro turno, quando empatamos na casa deles, encaramos um gramado muito ruim. O estádio foi liberado pouco antes da partida e as condições não eram as ideais. Mesmo assim, saímos na frente, mas permitimos que a equipe deles empatasse, já nos descontos do árbitro. Precisamos entrar atentos para que esse tipo de situação não se repita”, projeta Marcelo. Para ele, atuando em casa, o Coxa não pode perder a chance de continuar 100%. “Trabalharemos para manter a sequência de vitórias e alcançar a primeira posição”, finaliza.

No restante da formação, o time não muda. O lateral-direito Jonas, que poderia retornar, vai continuar de fora. Enquanto isso, Jackson vai ganhando espaço para segurar a camisa 2. No banco, Leonardo dá lugar a Caio Vinícius e Eltinho também reaparece.

continua após a publicidade

Indigesto

Quase tão empolgados quanto o Cianorte, que lidera o Campeonato Paranaense, o Arapongas encara o Coritiba tentando mostrar que também é uma sensação da competição. Na quarta colocação, e invicto, o time comandado por Darío Pereyra (que passou pelo Alto da Glória em 1998) vem de vitória em cima do Londrina, em pleno estádio do Café, e confia na organização não só do clube como também do time para surpreender o favorito Alviverde. No entanto, o treinador não poderá contar com o lateral-esquerdo Paulo Vítor, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Na vaga dele, Valmir e Edinho (ex-Paraná Clube) disputam a preferência de Darío, que deverá definir apenas momentos antes da partida. O restante da formação será mantida e os destaques são os velozes e perigosos Léo Itaperuna e Tiago Adan. No ano passado, somente o Arapongas e o Paraná Clube roubaram pontos do Coxa, que foi campeão invicto da competição e defende o título este ano.