O futebol paranaense levou mais de três décadas para emplacar um artilheiro do Brasileirão. Agora, o Estado poderá ter o goleador máximo da competição pela terceira vez num intervalo de cinco edições.

continua após a publicidade

A briga do alviverde Keirrison (20 gols) é só com ex-atleticanos: Kléber Pereira (Santos), com 21, Washington (Fluminense), também com 20, e Alex Mineiro (Palmeiras), com 19. Mas o palmeirense, suspenso, está fora da última rodada.

Nunca em sua história o Coritiba teve o artilheiro do País. Até hoje, o coxa-branca que mais balançou as redes numa só edição foi Marcel, atualmente no Grêmio: 20 vezes, em 2003.

Naquele ano, Dimba, do Goiás, anotou 31 tentos. Além de ultrapassar Marcel, o K9 tenta abocanhar outra marca: a de maior “homem-gol” do ano no Brasil. Ele fez 40 gols em todas as competições disputadas pelo Coxa em 2008 – mesmo número de Kleber Pereira. O santista deve enfrentar o Náutico no domingo, após a Justiça Desportiva reduzir de duas para uma partida a suspensão imposta a ele.

continua após a publicidade

O K9 estará em campo diante do Sport, hoje, em Recife. Para completar, o xodó coxa-branca, que completou 20 anos na última terça-feira, pode ser o mais jovem jogador a conquistar a artilharia máxima do Brasileirão.

Em 1974, Roberto Dinamite, do Vasco, encerrou a competição na liderança da disputa com 20 anos e 3 meses.

continua após a publicidade

O mais experiente foi Romário, também do Vasco, principal goleador do Nacional de 2005 com incríveis 39 anos.

É de um time paranaense o maior goleador de uma edição do Nacional. Washington marcou 34 vezes pelo Atlético em 2004, quando o campeonato teve 46 rodadas.

No ano passado, mesmo com o rebaixamento do Paraná Clube, o atacante Josiel fez 20 gols e não foi alcançado por ninguém.

Na mesma Recife onde o Coxa conquistou a Série B do ano passado, Keirrison tenta um lugarzinho nessa lista histórica.